Notícia divulgada pelo site do Governo do Estado de Santa Catarina, em 19/01/2016, e disponível aqui.

Na próxima sexta-feira, dia 22 de janeiro, será realizada uma webconferência, por meio do Núcleo Telessaúde SC, dirigida aos agentes comunitários de saúde atuantes em 267 municípios do estado sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti. Os profissionais atuantes nos 28 municípios considerados infestados foram treinados no dia 7 de janeiro.

A capacitação desta semana terá enfoque nas ações de eliminação de potenciais criadouros e será conduzida por João Fuck, coordenador do Programa Estadual de Controle à Dengue, vinculado à gerência de Zoonoses da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC). “Nosso objetivo é que os agentes incluam esse tema nas orientações que costumam repassar aos moradores durante as visitas de rotina”, explica. No total, 10.226 agentes comunitários de saúde atuam no estado, vinculados às equipes de Estratégia Saúde da Família das Secretarias Municipais de Saúde.

Com essa iniciativa, o Governo do Estado amplia para todo o estado a abrangência das ações de eliminação de potenciais criadouros do mosquito, que já estão sendo realizadas nos 28 municípios considerados infestados. “Os agentes comunitários de saúde têm importante papel por estarem próximos da população, levando educação em saúde de casa em casa. Precisamos criar uma cultura de prevenção em toda a população de Santa Catarina”, destaca Suzana Zeccer, gerente de Zoonoses da Dive/SC e coordenadora da Sala de Situação estadual.