Na próxima quarta-feira, 13/12, às 15h, será realizada a da webpalestra Vigilância da Febre Amarela – perspectivas para o monitoramento no período sazonal, com a bióloga Renata Ríspoli Gatti, responsável pelos programas de vigilância da Malária, Leishmanioses, Esquistossomose, Febre Amarela e Doença de Chagas Aguda com vinculo na Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) da SES/SC.

A febre amarela no Brasil apresenta uma ocorrência endêmica principalmente na região amazônica. Surtos esporádicos da doença são registrados quando o vírus encontra uma população de susceptíveis (pessoas não vacinadas). Considerando a proximidade com o período sazonal da febre amarela (dezembro a maio), quando há o aumento no registro de casos humanos da doença, os profissionais de saúde devem estar sensibilizados quanto às iniciativas a serem desencadeadas a partir da recente reemergência do vírus da febre amarela na região não endêmica (MG,ES,RJ e SP). A atualização sobre a situação epidemiológica, a importância da vigilância de epizootias em primatas não-humanos (PNH-macacos) e da vigilância entomológica, protocolos de investigação e procedimentos práticos na obtenção de amostras (primatas e vetores) para diagnóstico são essenciais para que as ações de controle e prevenção da doença ocorra em tempo oportuno impedindo que a doença chegue aos humanos.

Para participar da webpalestra, você precisa ser cadastrado no Telessaúde SC. Caso não possua cadastro, envie suas informações aqui.

Em caso de dúvidas ou problemas com usuário e senha, você pode escrever para telessaude.sc@saude.sc.gov.br.

Contamos com a sua participação!