Botulismo é uma doença não contagiosa, causada pela ação de uma potente neurotoxina produzida pela bactéria, Clostridium Botulinum, que pode se apresentar sob três formas. Clinicamente ocasiona manifestações neurológicas e/ou gastrintestinais, que habitualmente evoluem de forma grave, requerendo hospitalização. O reconhecimento dos sinais e sintomas e o tratamento precoce podem reduzir a ocorrência de complicações e óbitos. Esta webpalestra tem como objetivo abordar as características epidemiológicas, os conceitos clínicos, terapêuticos e diagnósticos diferenciais desta importante condição de saúde.

Referências:

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços. Guia de Vigilância em Saúde : volume 1 / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia e Serviços. – 1. ed. atual. – Brasília : Ministério da Saúde, 2017. 3 v. : il.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Manual integrado de vigilância epidemiológica do botulismo /Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2006. 88 p.: il. – (Serie A. Normas e Manuais Técnicos)