Na próxima segunda-feira (13/11), o Telessaúde SC abrirá inscrições para cinco novas turmas de minicursos: (1) Abordagem e tratamento do tabagismo; (2) Saúde mental na ABS; (3) Capacitação em teledermatologia em Santa Catarina; (4) Participação comunitária e controle social; (5) Monitoramento, avaliação e planejamento local das ações de ABS. Os cursos são gratuitos, realizados na modalidade a distância e as turmas são voltadas aos profissionais de saúde de nível médio e superior (conferir o público-alvo na descrição de cada curso) que atuam na ABS. Para se inscrever e participar, é necessário ser cadastrado no Telessaúde SC. Caso ainda não seja cadastrado, envie seus dados aqui.

Atenção!

A etapa de cadastro ocorre em dois momentos. Primeiro, quando o profissional preenche e envia as suas informações para o cadastro no portal do Telessaúde SC. Na sequência, a nossa equipe recebe os dados e valida o cadastro, encaminhando para o e-mail informado pelo profissional o login e a senha que darão acesso a todos os serviços disponíveis no ambiente restrito do portal. Com login e senha em mãos, você poderá fazer a inscrição no minicurso desejado na plataforma Moodle Telessaúde SC.

DIVULGAÇÃO_E-MAIL_SITE-02

Conheça os cursos ofertados: 

(1) Abordagem e tratamento do tabagismo: Estima-se que no Brasil ocorram mais de 290 mil mortes ao ano em decorrência de doenças relacionadas ao tabagismo. O Sistema Único de Saúde (SUS) tem um papel fundamental no auxílio às pessoas que desejam parar de fumar, para tanto, é muito importante que os profissionais atuantes na Atenção Básica à Saúde estejam preparados para oferecer este auxílio. Este curso busca instrumentalizar os profissionais atuantes na Atenção Básica à Saúde para o manejo do tabagismo nas unidades básicas de saúde, seja individualmente ou em grupo, de acordo com as diretrizes da Política Nacional de controle do tabaco. O curso tem como público-alvo os profissionais de saúde de nível superior que atuam na Atenção Básica e uma carga horária de 20h.

(2) Saúde Mental na ABS: Esse curso tem o intuito de capacitar as equipes da Atenção Básica para cuidado ás pessoas em sofrimento mental, para a interação com outros serviços da Rede de Atenção Psicossocial, garantindo uma prática condizente com os atributos da ABS para construção de um SUS pautado no modelo integral de atenção à saúde. O curso tem como público alvo os profissionais de nível médio e superior que atuam na Atenção Básica e uma carga horária de 16h.

(3) Capacitação em Teledermatologia em Santa Catarina: Esse curso tem o intuito de capacitar os profissionais de saúde da Atenção Básica do estado de Santa Catarina na realização e envio dos exames de Teledermatologia pelo Sistema Catarinense de Telemedicina e Telessaúde (STT). O curso tem como público-alvo os profissionais de saúde de nível médio e superior que atuam na Atenção Básica e uma carga horária de 26h.

(4) Participação Comunitária e Controle Social: Nesse minicurso, a proposta é fazer uma reflexão sobre o conceito de “cidadania” e conhecer as diferenças entre conceitos importantes para o trabalho na Estratégia Saúde da Família como “participação social”, “controle social” e “participação popular” em saúde. O objetivo geral do curso é discutir sobre o papel das equipes de Saúde da Família no fortalecimento do controle Social e da participação da comunidade como um princípio do SUS, utilizando-os como instrumento de planejamento do trabalho na APS. São apresentadas experiências de alguns municípios na realização de um trabalho conjunto entre os Centros Comunitários/Conselhos Locais de Saúde e as equipes de ESF e NASF na potencialização da participação popular. O curso tem como público-alvo os profissionais de saúde de nível médio e superior que atuam na Atenção Básica e uma carga horária de 20 horas.

(5) Monitoramento, Avaliação e Planejamento local das ações de ABSCompete aos membros da equipe de saúde da família incorporar como rotina a autoavaliação, a programação local e o monitoramento de ações, no sentido de mobilizar a equipe para a definição de metas, objetivos e estratégias visando implementar ações voltadas à melhoria contínua do acesso e da qualidade da ABS. Os objetivos desse minicurso são conhecer o instrumento AMAQ, que possibilita realizar a autoavaliação do processo de trabalho da equipe de SF e analisar os resultados para elaborar uma proposta de intervenção. Instrumento de Autoavaliação para Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (AMAQ), do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ) do Ministério da Saúde, será apresentado como importante ferramenta de autoavaliação. O curso tem como público-alvo os profissionais de saúde de nível médio e superior que atuam na Atenção Básica e uma carga horária de 20 horas.

Para efetivar a sua inscrição no minicurso desejado, você deverá entrar no Moodle Telessaúde SC e realizar a sua inscrição a partir da data de abertura dos cursos (13/11).

Para mais informações, entre em contato através dos telefones (48) 3664-7282 / (48) 3721-4448 ou do e-mail telessaude.sc@saude.sc.gov.br. Pessoas já cadastradas no Telessaúde SC realizam a inscrição direto no Moodle Telessaúde SC, confira o passo-a-passo deste processo aqui.

O número de vagas dos cursos é limitado, por isso programe-se e garanta a sua! E acompanhe nossos canais de comunicação para saber mais novidades sobre os minicursos do Telessaúde SC.