Na próxima terça-feira (02/05), o Telessaúde SC abrirá inscrições para três cursos: Saúde Mental na Atenção Básica à Saúde (ABS), Monitoramento, Abordagem e Tratamento do Tabagismo e Monitoramento, Avaliação e Planejamento local das ações de ABS. Os minicursos são voltados aos profissionais da ABS e possuem um período de trinta dias para conclusão.

Cursos Abril _ site_e-mail-01O minicurso Saúde Mental na ABS visa capacitar as equipes para o cuidado às pessoas em sofrimento mental e para a interação com outros serviços da Rede de Atenção Psicossocial. Com isso, pretende garantir uma prática condizente com os atributos da ABS para construção de um SUS pautado no modelo integral de atenção à saúde. O curso tem como público-alvo os profissionais de nível médio e superior e possui carga horária de 16h.

Já o curso Abordagem e Tratamento do Tabagismo busca instrumentalizar os profissionais para o  manejo do tabagismo nas Unidades Básicas de Saúde, seja individualmente ou em grupo, de acordo com as diretrizes da Política Nacional de Controle do Tabaco. O curso tem como público alvo os profissionais de saúde de nível superior e a carga horária é de 20h.

Os objetivos do minicurso Monitoramento, Avaliação e Planejamento local das ações de ABS são conhecer o instrumento “Autoavaliação para Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica”, AMAQ, e analisar os resultados para elaborar uma proposta de intervenção, já que compete aos membros da equipe de Saúde da Família incorporar como rotina a autoavaliação, a programação local e o monitoramento de ações. O curso tem como público-alvo os profissionais de saúde de nível médio e superior e carga horária de 20 horas.

Lembre-se que para participar dos minicursos é necessário ter cadastro no Telessaúde SC. Para se cadastrar, clique neste link. Após enviar seus dados, você receberá seu login e senha por e-mail (confira sua caixa de spam) e poderá realizar sua autoinscrição no minicurso desejado através do Moodle Telessaúde SC (confira o passo a passo de acesso ao moodle aqui). Pessoas já cadastradas no Telessaúde SC podem acessar diretamente o moodle e realizar sua autoinscrição.

Para mais informações, entre em contato através dos telefones (48) 3664-7282 / (48) 3721-4448 ou do e-mail telessaude.sc@saude.sc.gov.br. E acompanhe nossos canais de comunicação para saber todas as novidades sobre os minicursos do Telessaúde SC.

O número de vagas dos cursos é limitado, por isso programe-se e garanta a sua!