A coordenadora do núcleo Telessaúde SC, Maria Cristina Calvo, participou do evento Sistema de Telemedicina e Telessaúde: contribuindo com a saúde pública de Santa Catarina, realizado nesta quarta-feira (22), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), em Florianópolis. Na oportunidade, Cristina falou sobre o histórico e os serviços desenvolvidos pelo Telessaúde SC e apresentou os resultados alcançados em dez anos de atuação no estado. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-SC), teve como foco os impactos dos serviços de Telemedicina e Telessaúde na saúde pública de Santa Catarina.

Em sua fala, a coordenadora destacou os avanços da obtidos pelo Telessaúde SC em uma década de atuação, ofertando serviços gratuitos aos profissionais da Atenção Básica. Na área de Tele-educação, são mais de 90 mil participações em atividades de educação permanente, como webpalestras e minicursos. “Além da abrangência estadual, hoje nós temos profissionais em mais de mil municípios de outros estados brasileiros participando das atividades do Telessaúde SC”, afirma Cristina.

O Telessaúde SC também é destaque nacionalmente na área de Telediagnóstico — serviço de laudação de exames a distância, ofertado em parceria com a SES-SC e com o Sistema Catarinense de Telemedicina e Telessaúde, da Universidade Federal de Santa Catarina. Até outubro de 2017, foram laudados mais de 1,6 milhão de exames nas especialidades de Dermatologia e Eletrocardiograma. Segundo o coordenador-geral do Sistema Catarinense de Telemedicina e Telessaúde, prof. doutor Aldo von Wangenheim, o objetivo do Telediagnóstico não é apenas tornar mais humana a experiência do paciente em sua Unidade Básica de Saúde, evitando deslocamento desnecessários e aproximando o cuidado, mas também busca facilitar a vida do profissional que atua no SUS. “Talvez o que é feito de mais moderno em Teledermatologia é realizado aqui em Santa Catarina”, afirma Aldo.

Outro destaque do evento foram os resultados apresentados pelo Telessaúde SC em parceria com a SES-SC, através da Gerência dos Complexos Reguladores (GECOR), na inclusão do serviço de Teleconsultoria Clínica como uma consulta anterior ao fluxo de encaminhamento às especialidades. O uso da Teleconsultoria não objetiva restringir o acesso dos pacientes aos especialistas, ao contrário, visa diminuir o tempo de espera na rede de serviços ambulatoriais especializados ao qualificar os encaminhamentos. “E não é só redução de filas de espera, é, principalmente, aumentar a resolutividade da Atenção Básica”, destaca Cristina Calvo. Dados apresentados pelo GECOR estimam que a redução dos encaminhamentos para especialistas, com manejo na própria Atenção Básica, pode alcançar até 70% dos casos.

A parceria entre Telessaúde SC e SES para o uso da Teleconsultoria como apoio à regulação de encaminhamentos iniciou em 2016, com as especialidades de Endocrinologia e Reumatologia, que tiveram as filas de espera para primeira consulta zeradas. A atualmente a pactuação também inclui as áreas de Gastroenterologia, Neurologia, Nefrologia, com números positivos de adesão, além de promover a reflexão e a transformação das práticas dos profissionais de saúde e o cuidado longitudinal e integral dos usuários do SUS.