Na próxima segunda-feira (11/09), o Telessaúde SC abrirá inscrições para SEIS novas turmas de minicursos! São eles: (1) Abordagem e Tratamento do Tabagismo,  (2) Saúde Mental (esgotado), (3) Monitoramento, Avaliação e Planejamento local das ações da Atenção Básica à Saúde (ABS) (esgotado), (4) Participação Comunitária e Controle Social (esgotado), (5) Introdução ao Acolhimento (esgotado) e (6) Consulta de Enfermagem.  Os cursos são gratuitos e online. As turmas são voltados aos profissionais de saúde de nível médio e superior que atuam na ABS. Para se inscrever e participar, é necessário ser cadastrado no Telessaúde SC. Caso ainda não seja cadastrado, envie seus dados aqui.

Atenção! A etapa de cadastro ocorre em dois momentos. Primeiro, quando o profissional preenche e envia as suas informações para o cadastro no portal do Telessaúde SC. Na sequência, a nossa equipe recebe os dados e valida o cadastro, encaminhando para o e-mail informado pelo profissional o login e a senha que darão acesso a todos os serviços disponíveis no ambiente restrito do portal. Com login e senha em mãos, você poderá fazer a inscrição no minicurso desejado na plataforma Moodle Telessaúde SC.

divulgacao_minicursos_11.09_layout-03

Conheça os cursos ofertados: 

(1) Abordagem e Tratamento do Tabagismo (200 vagas): Instrumentaliza os profissionais para o manejo do tabagismo nas Unidades Básicas de Saúde, seja individualmente ou em grupo, de acordo com as diretrizes da Política Nacional de Controle do Tabaco. O curso tem como público-alvo os profissionais de saúde de nível superior e a carga horária é de 20h.

(2) Saúde Mental (200 vagas): O curso visa capacitar as equipes para o cuidado às pessoas em sofrimento mental e para a interação com outros serviços da Rede de Atenção Psicossocial. Com isso, pretende garantir uma prática condizente com os atributos da ABS para construção de um SUS pautado no modelo integral de atenção à saúde. O curso tem como público-alvo os profissionais de nível médio e superior e possui carga horária de 16h.

(3) Monitoramento, Avaliação e Planejamento local das ações da Atenção Básica à Saúde (ABS) (100 vagas): os objetivos do minicurso são conhecer o instrumento Autoavaliação para Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (AMAQ) e analisar os resultados para elaborar uma proposta de intervenção. O curso tem como público-alvo os profissionais de saúde de nível médio e superior e carga horária de 20h.

(4) Participação Comunitária e Controle Social (100 vagas): o objetivo do curso é discutir o papel das equipes de Saúde da Família no fortalecimento do controle social e da participação da comunidade como um princípio do SUS. Para isso, o minicurso apresenta uma reflexão sobre o conceito de “cidadania” e propõe conhecer as diferenças entre conceitos importantes para o trabalho na Estratégia Saúde da Família, como “participação social”, “controle social” e “participação popular” em saúde.  A carga horária é de 20h.

(5) Introdução ao Acolhimento (100 vagas): visa conhecer o Acolhimento como caminho para mudanças e para o acesso à saúde e as diferentes formas de implementá-lo no processo de trabalho. O público-alvo são os profissionais de nível médio e superior da ABS e a carga horária é de 16h.

(6) Consulta de Enfermagem (100 vagas): a Sistematização da Assistência de Enfermagem e sua importância para a atenção em saúde na ABS. O público-alvo são os enfermeiros das equipes de Saúde da Família e o curso possui carga horária de 50h.

 

Para efetivar a sua inscrição no minicurso desejado, você deverá entrar no Moodle Telessaúde SC e realizar a sua inscrição a partir da data de abertura dos cursos (21/08).

Para mais informações, entre em contato através dos telefones (48) 3664-7282 / (48) 3721-4448 ou do e-mail telessaude.sc@saude.sc.gov.br. Pessoas já cadastradas no Telessaúde SC realizam a inscrição direto no Moodle Telessaúde SC, confira o passo-a-passo deste processo aqui.

O número de vagas dos cursos é limitado, por isso programe-se e garanta a sua! E acompanhe nossos canais de comunicação para saber mais novidades sobre os minicursos do Telessaúde SC.