A equipe de teleconsultores do Telessaúde SC segue crescendo e conta agora com um novo apoio na área de dermatologia, que atenderá e ampliará o auxílio às demandas específicas para casos diagnosticados de hanseníase.

Quando o profissional solicitante acessar o portal do Telessaúde SC para realizar uma teleconsultoria sobre hanseníase, ele terá duas opções: se a intenção for apoio para o cuidado do paciente, deve ser solicitada uma teleconsultoria “Clínica”; se o foco for discutir a necessidade de encaminhamento do paciente a outro nível de atenção à saúde, deve ser solicitada uma teleconsultoria de “Intenção de Encaminhamento”.

As teleconsultorias de intenção de encaminhamento para “Dermatologia – Hanseníase” serão utilizadas, de maneira não compulsória, no fluxo de acesso a outros níveis de atenção. Essa etapa não é obrigatória, mas está fortemente indicada, pois visa promover a discussão clínica do manejo de casos já diagnosticados e a qualificação do cuidado na própria Atenção Básica.

Para organizar o fluxo, o Setor de Hanseníase da Gerência de Vigilância de Agravos Infecciosos, Emergentes e Ambientais (GEVRA) da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC) disponibilizará o protocolo de consulta em Dermatologia – Hanseníase aqui. Os profissionais de saúde das Gerências Regionais de Saúde (GERSA), dos programas municipais e ou da Atenção Básica poderão acessar o protocolo a qualquer momento.

 

Solicitando uma teleconsultoria

A equipe de teleconsultores já prestava auxílio às demandas relacionadas a casos de hanseníase, porém agora essa oferta será ampliada. A inclusão da teleconsultoria em “Dermatologia – Hanseníase” fortalece a equipe de teleconsultores e qualifica o serviço para auxiliar os profissionais da rede.

Solicitar uma teleconsultoria é simples e rápido. Para os cadastrados no Telessaúde SC, basta acessar o site, enviar sua pergunta e aguardar a resposta que será encaminhada em até 72h. Os profissionais que não possuem cadastro devem preencher as informações disponíveis neste link.

Para facilitar a compreensão de sua pergunta, é importante relatar a situação clínica do paciente e suas comorbidades, anexar os exames complementares e listar os fármacos que ele utiliza (se houver). Também deve-se atentar para as informações sociais do paciente (se ele mora sozinho, se passa por situação de moradia inadequada, entre outros). Além de ajudar na compreensão do histórico do paciente, essas questões sociais são importantes para planejar as futuras orientações.

Para dúvidas ou mais informações, entre em contato através do e-mail telessaude.sc@saude.sc.gov.br ou dos telefones (48) 3664 7282 e (48) 3721 4448.