À pedido da Secretaria Municipal de Saúde de São José, o Telessaúde SC ofertou uma turma do minicurso “Abordagem e Tratamento do Tabagismo na ABS” voltada especificamente aos  profissionais de saúde do município de São José. Um total de 33 profissionais de diferentes áreas da saúde concluíram o minicurso, ofertado na modalidade à distância, e foram certificados pela Universidade Federal de Santa Catarina. A capacitação tem como objetivo  dar maior suporte às demandas do programa de Tabagismo do município.

Ana Paula Franco Barcelos, coordenadora do programa, entrou em contato com a coordenação de Tele-educação do Telessaúde SC em abril deste ano, por indicação da Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC). Desde que assumiu o cargo,  em fevereiro, Ana Paula observou a necessidade de capacitar dos profissionais de que atuam no município para demandas voltadas ao tratamento do tabagista, e viu no Telessaúde SC uma importante ferramenta de auxílio nessa formação.  “O minicurso de tabagismo tem todo o conteúdo necessário e de fácil acesso online. Além disso, a modalidade à distância permite flexibilidade para que o profissional possa fazer as leituras e acompanhar o curso na hora que ele quiser.”

Para a apoiadora da Tele-educação Luise Ludke, esse tipo de ação é importante devido ao impacto que causa na formação dos profissionais e, consequentemente, no atendimento à população. “O curso também foi uma forma de aproximação entre as demandas de qualificação dos profissionais e os serviços que o Telessaúde SC têm a oferecer”, complementa a apoiadora.

Essa é a primeira etapa de capacitação dos profissionais, que envolve o embasamento teórico através do curso. A segunda etapa, que deve iniciar em agosto, consiste em uma roda de conversa entre os profissionais para compartilhar experiências e descobrir qual a forma mais efetiva e produtiva de realizar o tratamento do tabagismo dentro do município. Ana Paula garante que após essas etapas, os profissionais pretendem formar grupos de tabagismo e atuar diretamente com a população. Para Luise, esse é exatamente o objetivo das atividades de educação permanente do Telessaúde SC: “que os cursos reflitam em ações práticas com benefícios para a população!”