A webpalestra da semana apresenta o cuidado ao idoso com doenças crônicas pós-covid-19. O atual contexto de pandemia da covid-19 trouxe mais visibilidade ao debate sobre as condições de vulnerabilidade e fragilização a que estão expostos os idosos frente à infecção pelo coronavírus. Esta webpalestra orientará os profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde no desenvolvimento de ações de promoção de saúde e prevenção de agravos em idosos diante da pandemia covid-19. Compartilhe o convite e participe!

22_09 semanal

Webpalestra de quarta (22/09), às 15h

A webpalestra “O cuidado ao idoso com doenças crônicas pós-COVID-19” será realizada com a participação da médica geriatra Juliane Felipe Ferrari.

Resumo: Existem muitos desafios para que o envelhecimento aconteça com qualidade de vida. No campo das políticas e dos programas públicos dirigidos à população idosa, o desafio é contemplar seus direitos e necessidades, para a manutenção e melhoria de sua capacidade funcional, garantindo assim atenção integral à sua saúde. As doenças crônicas não-transmissíveis requerem acompanhamento constante e afetam a funcionalidade dos idosos e o desempenho de suas atividades cotidianas de forma independente. O atual contexto de pandemia da Covid-19 trouxe ainda mais visibilidade ao debate sobre as condições de vulnerabilidade e fragilização a que estão expostos os idosos frente à infecção pelo coronavírus. Esta webpalestra tem o objetivo de orientar os profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS) no desenvolvimento de ações de promoção de saúde e prevenção de agravos em idosos diante da Pandemia Covid-19.

Sobre a palestrante: Possui graduação em Medicina pela Universidade Regional de Blumenau ( FURB SC), Residência Médica em Clínica Médica no Hospital Nossa Senhora da Conceição – Tubarão – SC , Residência Médica em Geriatria na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS – Hospital São Lucas /Porto Alegre – RS), Título de Especialista em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Especialização em Gerontologia (UFSC /Florianópolis- SC), Especialização em Cuidados Paliativos (Instituto Paliar/São Paulo -SP), Especialização de Gestão em Atenção Integral a Saúde (Cambridge Health Alliance/Florianópolis -SC) e membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). Atualmente é Médica Geriatra na Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF).

Sobre as webpalestras

Webpalestras são palestras virtuais realizadas todas as quartas-feiras com temas atuais demandados pelos serviços e pelos profissionais de saúde. Para participar é necessário ter cadastro ativo na plataforma do Telessaúde UFSC (clique aqui caso ainda não seja cadastrado).

Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o site do Telessaúde UFSC, clicar no botão (verde) login e, na nova janela, inserir as suas informações de acesso dentro da caixa ‘Acesso restrito’ (lado direito da tela). Após efetuar o login, será aberto o ambiente restrito da nossa plataforma, onde estão à disposição do profissional os nossos serviços. As webpalestras ficam dentro do ícone de uma webcam (webconferência). Ao clicar, o profissional será direcionado para uma lista de atividades já realizadas, onde pode consultar os slides e o vídeo disponíveis dessas atividades. No canto inferior direito da tela, estará aparecendo uma janela indicando o próximo evento que será realizado. Basta clicar em ‘Entrar’, preencher a lista de presença e confirmar o acesso à sala virtual onde ocorrerá a transmissão da webpalestra. A lista de presença deve ser preenchida caso quem efetuar o login esteja acompanhado de outros profissionais da equipe.

Nossas webpalestras são um serviço consolidado. Já contabilizamos mais de 100 mil participações de profissionais de saúde de todo país! E contamos com um acervo com centenas de videoaulas já realizadas, confira aqui.