Com as nossas webpalestras, além de aprender a lidar com as mais diversas situações na ABS, o profissional de saúde se atualiza para melhor atender a população. Todas as semanas, transmitimos duas webpalestras que podem lhe render certificado de participação. Cadastre-se na nossa plataforma e participe!

18-20_14.08 - 16,08_14.08 - 16,08_14.08 - 16,08

Webpalestra de quarta (18/09), às 15h

A webpalestra “Prevenção de acidentes na infância” será realizada com a participação do médico pediatra Halei Cruz.

Resumo: A infância é a fase que o ser humano experimenta as mais profundas e rápidas mudanças no processo de crescimento e desenvolvimento neurológico, motor e emocional. Por isso é considerada uma fase de grande vulnerabilidade, com a possibilidade da ocorrência de acidentes. As equipes de Atenção Primária devem estar capacitadas para conhecer os riscos e orientar aos familiares sobre a forma de preveni-los. Esta webpalestra tem o objetivo de discutir sobre tipos de acidentes a que crianças estão sujeitas, a fim de evitar a ocorrência dos mesmos.

Sobre a palestrante: Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina com especialização em Pediatria pelo Hospital Infantil de Florianópolis. Atua na Área Técnica de Saúde da Criança da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina. Especialista em Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública Professor Mestre Osvaldo de Oliveira Maciel, da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina e Mestre em Ciências Médicas pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Webpalestra de sexta (20/09), às 15h

A webpalestra “Atendimento à população travesti e transexual na APS” será realizada com a participação do médico Marcos Revillion de Oliveira.

Resumo: Travestis e transexuais fazem parte das minorias sexuais e frequentemente são vítimas de estigmatização, discriminação e violência desde a infância. Muitas vezes não acessam a APS com medo de estereótipos e de não serem bem acolhidos. Nesse sentido, os profissionais que atuam nesse nível de atenção precisam estar capacitados para realizar esse atendimento. Esta webpalestra tem o objetivo de discutir sobre o atendimento à população Travesti e Transexual por meio de um roteiro de atendimento clinico, orientar sobre o início de hormonioterapia e sobre o seguimento dos atendimentos.

Sobre o palestrante: Médico de Família e comunidade e preceptor de residência de MFC da Secretaria Municipal de Florianópolis. Atua no Ambulatório de Atenção Integral a Transexuais e Travestis da Secretaria Municipal de Florianópolis.

Sobre as webpalestras

Webpalestras são palestras virtuais realizadas todas as quartas e sextas-feiras com temas atuais demandados pelos serviços e profissionais de saúde.

Para participar, é necessário ter cadastro ativo na plataforma do Telessaúde SC (clique aqui caso ainda não seja cadastrado). Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o site do Telessaúde SC, clicar no botão (verde) login e, na nova janela, inserir as suas informações de acesso dentro da caixa ‘Acesso restrito’ (lado direito da tela). Após efetuar o login, será aberto o ambiente restrito da nossa plataforma, onde estão à disposição do profissional os nossos serviços. As webpalestras ficam dentro do ícone de uma webcam (webconferência). Ao clicar, o profissional será direcionado para uma lista de atividades já realizadas, onde pode consultar os slides e o vídeo disponíveis dessas atividades. No canto inferior direito da tela, estará aparecendo uma janela indicando o próximo evento que será realizado. Basta clicar em ‘Entrar’, preencher a lista de presença e confirmar o acesso à sala virtual onde ocorrerá a transmissão da webpalestra. A lista de presença deve ser preenchida caso quem efetuar o login esteja acompanhado de outros profissionais da equipe.

Nossas webpalestras são um serviço consolidado. Já contabilizamos mais de 100 mil participações de profissionais de saúde de todo país! E contamos com um acervo com centenas de videoaulas já realizadas, confira aqui.