Veja abaixo as webpalestras que serão transmitidas na semana do dia 25 ao dia 29 de março:

atualização-14

Webpalestra de quarta (27/03), às 15h

A webpalestra “Prevenção de quedas em idosos: quais ações podem ser adotadas?” será realizada com a participação do especialista em Gerontologia e em Gestão em Saúde Michel da Rosa Maggi.

Resumo: O envelhecimento populacional é um fator importante a ser considerado nas Políticas de Saúde e a Organização Mundial de Saúde destaca a “prevenção de queda em idosos”, estimulando os países a desenvolverem e criarem nos seus sistemas de saúde mecanismos que possam melhorar a qualidade de vida, e ainda, aumentar a sobrevida dessas pessoas. Alguns estudos mostram que programas desenvolvidos na Atenção Básica podem trazer benefícios para esta população. O objetivo desta webpalestra é discutir as ações que podem ser adotadas pelas equipes de Atenção Básica para a prevenção de quedas em idosos tendo em vista as Políticas de Saúde.

Referências: Sauvage, Jean-Pierre. Reabilitação vestibular – Guia Prático. 1ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2017.

Sobre a palestrante: Fisioterapeuta e administrador de empresas, especialista em Gerontologia e em Gestão em Saúde. Experiência profissional de 15 anos na área de Fisioterapia Vestibular e Distúrbios de Equilíbrio. Atua em duas clínicas de Otorrinolaringologia de Florianópolis. Ministra cursos na área em BM-MG e, no setor público, atua na coordenação do Escritório de Qualidade do Hospital Infantil Joana de Gusmão.

Webpalestra de sexta (29/03), às 15h

Na sexta-feira, será a REPRISE da webpalestra “Manejo e tratamento das infecções pelo vírus Influenzal”, que contou com a participação do infectologista Luiz Gustavo Escada Ferreira.

Resumo: O vírus influenza causa uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Possui elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias. O tratamento precoce reduz, tanto os sintomas, quanto a ocorrência de complicações e óbitos. Esta webpalestra tem o objetivo de orientar os médicos atuantes na Atenção Básica para fazer o manejo e tratamento das infecções causadas pelo vírus Influenza.

Referências: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Protocolo de Tratamento de Influenza: 2015 – Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

Sobre a palestrante: Médico com pós-Graduação em Infectologia e em Gestão de Atenção Primária. É médico infectologista do Hospital Regional de São José – Dr. Homero de Miranda Gomes e do Imperial Hospital de Caridade, Florianópolis. Atua na Gerencia de Zoonoses, da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Estado da Saúde – SC.

Sobre as webpalestras

Webpalestras são palestras virtuais realizadas todas as quartas e sextas-feiras com temas atuais demandados pelos serviços e profissionais de saúde.

Para participar, é necessário ter cadastro ativo na plataforma do Telessaúde SC (clique aqui caso ainda não seja cadastrado). Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o site do Telessaúde SC, clicar no botão (verde) login e, na nova janela, inserir as suas informações de acesso dentro da caixa ‘Acesso restrito’ (lado direito da tela). Após efetuar o login, será aberto o ambiente restrito da nossa plataforma, onde estão à disposição do profissional os nossos serviços. As webpalestras ficam dentro do ícone de uma webcam (webconferência). Ao clicar, o profissional será direcionado para uma lista de atividades já realizadas, onde pode consultar os slides e o vídeo disponíveis dessas atividades. No canto inferior direito da tela, estará aparecendo uma janela indicando o próximo evento que será realizado. Basta clicar em ‘Entrar’, preencher a lista de presença e confirmar o acesso à sala virtual onde ocorrerá a transmissão da webpalestra. A lista de presença deve ser preenchida caso quem efetuar o login esteja acompanhado de outros profissionais da equipe.

Nossas webpalestras são um serviço consolidado. Já contabilizamos mais de 100 mil participações de profissionais de saúde de todo país! E contamos com um acervo com centenas de videoaulas já realizadas, confira aqui.