Confira quais atividades de educação permanente no modelo de webpalestra serão realizadas pelo Telessaúde SC nesta semana, entre os dias 21 e 25 de janeiro:

Semana1jan_websTelessaúdeSC-14

Webpalestra de quarta (23/01), às 15h

A webpalestra “Dengue, febre de chikungunya e zika vírus: medidas de controle” será realizada com a participação do coordenador do Programa de Controle da Dengue na Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SES-SC) João Augusto B. Fuck.

Resumo: O estado de Santa Catarina vem passando por uma rápida mudança no cenário envolvendo o Aedes aegypti. Em 2018 (até 17/11) 159 municípios detectaram a presença deste mosquito, sendo que 75 são considerados infestados. Esse cenário aponta para um risco iminente de transmissão de dengue, febre de chikungunya e zika vírus, especialmente com a chegada do verão, em que as condições climáticas favorecem a proliferação do mosquito. Esta webpalestra tem como objetivo sensibilizar as equipes de saúde para que desencadeiem medidas de controle ao mosquito e consigam identificar casos suspeitos.

Sobre o palestrante: Graduado em Enfermagem pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2009), Especialista em Saúde da Família pela Universidade Federal de Santa Catarina em parceria com a Universidade aberta do SUS (2011) e Mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (MPPT) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2014). Coordenador do Programa de Controle da Dengue na Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina.

Webpalestra de sexta (25/01), às 15h

A webpalestra “Hanseníase: diagnóstico precoce na ABS” será realizada com a participação da médica dermatologista Inara Pinto Saavedra.

Resumo: O diagnóstico precoce, o tratamento adequado de todos os pacientes com tratamento multidrogas para eliminar os bacilos e controle dos surtos reacionais durante ou mesmo após alta cura, constituem as principais estratégias de controle da hanseníase. Esta webpalestra tem como objetivo sensibilizar e capacitar profissionais da Atenção Básica e gestores para a importância das atividades de detecção de casos e vigilância de contatos para diagnóstico precoce e a importância do acompanhamento dos pacientes mesmo pós alta cura para prevenção de novas incapacidades ou piora das existentes.

Referências: 1. BRASIL, Ministério da Saúde. Diretrizes para Vigilância, Atenção e Eliminação da Hanseníase como Problema de Saúde Pública, com a finalidade de orientar os gestores e os profissionais dos serviços de saúde. Portaria nº149 de 3 de fevereiro de 2016. 2. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Guia prático sobre a hanseníase. Brasília: Ministério da Saúde, 2017.

Sobre a palestrante: Médica, pela Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul – UFRGS. Especialização em Dermatologia RQE 10414 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialista em hanseníase RQE 7474, residência Médica em Dermatologia na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre- RS, Assessora de hanseníase pelo estado de Santa Catarina. Extensão Universitária em Saúde na Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Osvaldo Cruz, Rio de Janeiro, no ano de 1990. Mestrado em Saúde Coletiva – Universidade Luterana do Brasil – ULBRA – 2006

Sobre as webpalestras

Webpalestras são palestras virtuais realizadas todas as quartas e sextas-feiras com temas atuais demandados pelos serviços e profissionais de saúde.

Para participar, é necessário ter cadastro ativo na plataforma do Telessaúde SC (clique aqui caso ainda não seja cadastrado). Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o site do Telessaúde SC, clicar no botão (verde) login e, na nova janela, inserir as suas informações de acesso dentro da caixa ‘Acesso restrito’ (lado direito da tela). Após efetuar o login, será aberto o ambiente restrito da nossa plataforma, onde estão à disposição do profissional os nossos serviços. As webpalestras ficam dentro do ícone de uma webcam (webconferência). Ao clicar, o profissional será direcionado para uma lista de atividades já realizadas, onde pode consultar os slides e o vídeo disponíveis dessas atividades. No canto inferior direito da tela, estará aparecendo uma janela indicando o próximo evento que será realizado. Basta clicar em ‘Entrar’, preencher a lista de presença e confirmar o acesso à sala virtual onde ocorrerá a transmissão da webpalestra. A lista de presença deve ser preenchida caso quem efetuar o login esteja acompanhado de outros profissionais da equipe.

Nossas webpalestras são um serviço consolidado. Já contabilizamos mais de 90 mil participações de profissionais de saúde de todo país! E contamos com um acervo com centenas de videoaulas já realizadas, confira aqui.

Venha participar com a gente!