Na quinta-feira, 06/12/2018, às 15h30, será realizada a webpalestra “Indicador de saúde: Proporção de Internações por Causas Sensíveis à Atenção Primária em Saúde“, com a analista e responsável pelo Núcleo de Informações APS/GEABS/SES, Janize L. Biella.

Resumo

Os indicadores de saúde representam uma importante ferramenta para acompanhar os resultados alcançados, a tomada de decisão, a construção de políticas públicas, o planejamento e organização equipes de atenção básica e da gestão. O Indicador de causas sensíveis à Atenção Primária – ICSAP – é utilizado para medir indiretamente o funcionamento e a resolutibilidade da AB/APS. Assim, acompanhar este indicador pode contribuir para melhoria da AB/APS e para redução das internações evitáveis. Esta webpalestra tem como objetivo apresentar a ferramenta da gerência de Atenção Básica da SES/SC, o método de cálculo, a fonte e os capítulos CID 10 utilizados.

Referências

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Articulação Interfederativa. Caderno de Diretrizes, Objetivos, Metas e Indicadores : 2013 – 2015 / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Articulacao Interfederativa. – Brasilia : Ministério da Saude, 2013. Notas Técnicas de Indicadores do DATASUS, http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/pacto/2013/Nota_Tecnica_Indicadores_Municipais.pdf Nota Técnica Indicadores SES/SC – http://www.saude.sc.gov.br/ Referências: RIPSA – Rede Interagencial de Informações para a Saúde – http://www.ripsa.org.br/; BRASIL. Secretaria de Atenção à Saúde. Portaria nº 221, de 17 de abril de 2008.

Sobre a palestrante

Janize possui graduação em Serviço Social e Ciências Contábeis, pela UFSC. Especialização em Saúde Pública pela ESP/SES/SC e em Micropolítica da Gestão e do Trabalho em Saúde/UFF. Atua como Analista Técnico de Gestão e Promoção da Saúde e está responsável pelo Núcleo de Informações APS/GEABS/SES.

Sobre as webpalestras

Webpalestras são palestras virtuais realizadas todas as quartas e quintas-feiras com temas atuais demandados pelos serviços e profissionais de saúde.

Nossas webpalestras são um serviço consolidado. Já contabilizamos mais de 90 mil participações de profissionais de saúde de todo país! E contamos com um acervo com centenas de videoaulas já realizadas, confira aqui.

Venha participar com a gente!