Na quinta-feira, 23/08/18, às 15h, será realizada a webpalestra “Prevenção e avaliação do pé diabético na Atenção Básica à Saúde, com a professora Julia Estela Willrich Boell. Julia possui graduação em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina, graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado em Enfermagem pela UFSC e doutorado em Enfermagem pela UFSC, com período sanduíche na University of Alberta, Canadá. Desde 2008 é membro do Laboratório de Pesquisa e Tecnologias em Enfermagem e Saúde a Pessoas em Condição Crônica – NUCRON/UFSC, onde atua em pesquisas com pessoas com diabetes mellitus, doença renal crônica e na temática da resiliência. Atualmente é professora da Faculdade de Santa Catarina (FASC) e Professora Substituta na Universidade Federal de Santa Catarina.

Resumo

Em todo o mundo, a prevalência do diabetes mellitus (DM) vem aumentando progressivamente. O Brasil está entre os países com a maior prevalência de DM, contando atualmente com mais de 12 milhões de brasileiros na faixa etária entre 20 e 79 anos que possuem DM. Entre as complicações da doença, encontra-se a neuropatia diabética, a exemplo do pé diabético responsável por 40% a 70% do total de amputações não traumáticas de membros inferiores. Diante disso, nota-se a necessidade de estratégias para a promoção da saúde e prevenção de complicações do DM. O objetivo desta webpalestra é orientar profissionais que atuam na atenção básica acerca da prevenção e avaliação do pé diabético.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Manual do pé diabético: estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica. Brasília: Ministério da Saúde, 2016. 62 p. International Diabetes Federation (IDF). Diabetes Atlas. 8th ed. [Internet]. 2017 [Acesso 2017 Jun 12]. Disponível em: < http://diabetesatlas.org/resources/2017-atlas.html>.

Sandoval RCB, Ronsoni MF. Grupo multiprofissional de atendimento ao diabético/UFSC. Avaliação dos pés de pessoas com diabetes mellitus. Florianópolis: UFSC; 2004.

Sobre as webpalestras

Webpalestras são palestras virtuais realizadas todas as quartas e quintas-feiras com temas atuais demandados pelos serviços e profissionais de saúde.

Nossas webpalestras são um serviço consolidado. Já contabilizamos mais de 90 mil participações de profissionais de saúde de todo país! E contamos com um acervo com centenas de videoaulas já realizadas, confira aqui.

Venha participar com a gente!