O núcleo Telessaúde SC está selecionando profissionais para compor o quadro de teleconsultores. Esses profissionais atuarão junto às equipes de Saúde da Família de todo estado para apoio às dúvidas clínicas e/ou de processo de trabalho, com o intuito de ajudar na qualificação do serviço.
O Telessaúde SC integra o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes do Ministério da Saúde e visa oferecer apoio aos profissionais de Saúde da Atenção Básica do estado por meio da educação permanente a distância.
Especificações da vaga de teleconsultor(a) no Telessaúde SC:
Função: Teleconsultor(a) de medicina.
Local de trabalho: Não há necessidade de atuação presencial, salvo para participação em reuniões e/ou realização de palestras previamente agendadas. As teleconsultorias são respondidas pelo STT (Sistema Catarinense de Telemedicina e Telessaúde). O Telessaúde SC fica localizado no Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis – SC).
Quantidade de vagas: 02 vagas para início imediato.
Carga horária: 10 horas semanais (inicialmente).
Contratação: Bolsa (com comprovação de matrícula em universidades conveniadas) ou prestação de serviço.
Atividades relacionadas ao cargo:
– Realizar teleconsultoria para as equipes de saúde da família no âmbito clínico e/ou de processo de trabalho. Pela amplitude do campo de conhecimento, a produção esperada de respostas é de 1 (uma) teleconsultoria por hora, em média. Todas as teleconsultorias devem ser respondidas num prazo de 72 horas a partir do recebimento da dúvida;
– Realizar webpalestras de temas de domínio do profissional (esporadicamente);
– Auxiliar em atividades de tele-educação como: elaboração de cursos na modalidade EAD (educação a distância) e material informativo;
“Teleconsultoria é uma consulta registrada e realizada entre trabalhadores, profissionais e gestores da área da saúde, por meio de instrumentos de telecomunicação bidirecional, com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relativas ao processo de trabalho, com respostas baseadas em evidências científicas e adequadas às características loco-regionais.
A teleconsultoria pode ter o formato assíncrono ou síncrono. Assíncrono é o formato de teleconsultoria por meio de mensagens offline, em que as respostas elaboradas pelo teleconsultor são disponibilizadas ao solicitante em até 72 horas. Síncrona é a teleconsultoria em tempo real, através de chat e ferramentas para interação com voz e vídeo”.
Requisitos:
– Especialização ou Pós-graduação em Saúde da Família ou correspondente;
– Conhecer as políticas do SUS, em especial as diretrizes da Atenção Básica;
– Ter experiência comprovada em Atenção Básica de no mínimo 02 anos;
– Possuir conhecimentos de Informática;
Formação:
Graduação em Medicina, com especialização em Medicina de Família e Comunidade ou correspondente.
Cronograma de seleção:
O processo de seleção contará com as seguintes etapas:
- Divulgação da vaga – 26/04/2019
- Recebimento de currículos – de 26/04 a 30/04/2019.
- Análise e seleção dos currículos de acordo com os requisitos da vaga – 02 e 03/05/2019.
- Contato com os candidatos selecionados na etapa 3 para agendamento de entrevista – 03/05/2019
- Realização de entrevistas – dias 06 e 07/05/2019.
- Resultado – 08/05/2019.