Confira na imagem abaixo os temas, dias e horários das webpalestras que serão realizadas pelo Telessaúde SC na semana dos dias 6 a 10 de maio:

agenda_telessaudesc_01.05-14

Webpalestra de quarta (08/05), às 15h

A webpalestra “A organização do trabalho como determinante do sofrimento mental do trabalhador” será realizada com a participação do médico especialista em medicina do trabalho Daniel Petkov.

Resumo: Os Transtornos Mentais e Comportamentais (TMC) representam cerca de 13% das doenças no mundo e são uma das maiores causas de afastamento e incapacidade. O Sofrimento Mental relacionado ao trabalho pode levar a depressão, ansiedade, alcoolismo, uso de substâncias psicoativas etc. A Organização do Trabalho (OT) pode contribuir para elevar essas taxas. Nesta webpalestra, serão abordados e identificados esses fatores para montar estratégias para preveni-los.

Sobre o palestrante: Médico, especialista em Medicina do Trabalho pela UFPR/AMB (RQE 16688), perito trabalhista pela ACAMT, coordenador do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho da FAHECE, consultor na área de saúde e segurança do trabalho.

Webpalestra de sexta (10/05), às 15h

A webpalestra “Meningites: o papel da Atenção Básica” será realizada com a participação do médico infectologista Luiz Gustavo Escada Ferreira.

Resumo: As Meningites são doenças que podem ser causadas por diversos agentes etiológicos, ter natureza contagiosa ou não. O diagnostico baseia-se na avaliação clínica e laboratorial adequada. Os sinais e sintomas mais comuns são cefaleia, febre, vômitos, piora do estado geral e do nível de consciência, acompanhado pelos sinais clássicos de irritação meningeas. O reconhecimento dos sinais e sintomas e o tratamento precoce podem reduzir a ocorrência de complicações e óbitos, o uso de quimioprofilaxia e vacinas possuem importância, se indicados adequadamente. Nesta webpalestra abordaremos as características epidemiológicas, os conceitos clínicos, terapêuticos e diagnósticos diferenciais desta importante condição de saúde.

Referências: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços. Guia de Vigilância em Saúde : volume único/ Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia e Serviços. – 2 ed. Brasília : Ministério da Saúde, 2017.

Sobre o palestrante: Médico infectologista do Hospital Regional de São José Dr. Homero de Miranda Gomes, atuando também como assessor técnico da Diretoria de Vigilância Epidemiológica na área das Doenças Imunopreveníveis e Zoonoses. Possui Pós-graduação em Doenças Infecto-Parasitárias no Instituto de Infectologia Emilio Ribas – São Paulo/SP.

Sobre as webpalestras

Webpalestras são palestras virtuais realizadas todas as quartas e sextas-feiras com temas atuais demandados pelos serviços e profissionais de saúde.

Para participar, é necessário ter cadastro ativo na plataforma do Telessaúde SC (clique aqui caso ainda não seja cadastrado). Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o site do Telessaúde SC, clicar no botão (verde) login e, na nova janela, inserir as suas informações de acesso dentro da caixa ‘Acesso restrito’ (lado direito da tela). Após efetuar o login, será aberto o ambiente restrito da nossa plataforma, onde estão à disposição do profissional os nossos serviços. As webpalestras ficam dentro do ícone de uma webcam (webconferência). Ao clicar, o profissional será direcionado para uma lista de atividades já realizadas, onde pode consultar os slides e o vídeo disponíveis dessas atividades. No canto inferior direito da tela, estará aparecendo uma janela indicando o próximo evento que será realizado. Basta clicar em ‘Entrar’, preencher a lista de presença e confirmar o acesso à sala virtual onde ocorrerá a transmissão da webpalestra. A lista de presença deve ser preenchida caso quem efetuar o login esteja acompanhado de outros profissionais da equipe.

Nossas webpalestras são um serviço consolidado. Já contabilizamos mais de 100 mil participações de profissionais de saúde de todo país! E contamos com um acervo com centenas de videoaulas já realizadas, confira aqui.