A semana de 10 a 14 de julho trará discussões sobre importantes temas relacionados à nutrição! Serão duas webpalestras, uma na quarta e outra na sexta, ao vivo e com espaço para perguntas ao vivo às palestrantes convidadas. Agende-se, compartilhe o convite com os demais profissionais da sua equipe e participe!

Agenda atualizada segunda semana junho -14

 

Webpalestra de quarta (12/06), às 15h

Reprise da webpalestra “Obesidade infantil”, que foi gravada com a participação da enfermeira doutora em saúde coletiva Ângela Maria Blatt Ortiga.

Resumo:  A Portaria nº 424/2013 define a organização da prevenção e do tratamento do sobrepeso e da obesidade como linha de cuidado prioritária da Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas. O Estado de Santa Catarina aprovou através da deliberação CIB/SC nº 86 de abril de 2017 as diretrizes da organização desta linha de cuidado e os critérios para a Assistência de Alta Complexidade ao Indivíduo com Obesidade, que inclui a cirurgia bariátrica custeada pelo SUS. O objetivo desta webpalestra é apresentar a experiência do estado na Atenção à pessoa com obesidade e sobrepeso na organização dos serviços e das ações que devem ser desenvolvidos nos diferentes níveis de atenção de uma rede (primário, secundário e terciário) e nos sistemas de apoio.

Sobre o palestrante: Possui graduação em enfermagem, mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da UFSC. Especialização em saúde pública, administração hospitalar e em metodologias ativas. Atualmente é servidora pública da Secretaria de Estado da Saúde, atuando na Gerencia de Coordenação da Atenção Básica – GEABS e no Núcleo Telessaude-SC.

Webpalestra de sexta (14/06), às 15h

A webpalestra “O consumo excessivo de sal e os seus impactos na saúde da população brasileira” será realizada com a participação da nutricionista Silvia Ozcariz.

Resumo: No Brasil, são ingeridos em média 12 gramas de sal por dia e essa quantidade equivale a uma colher de sopa cheia de sal todos os dias. Grande parte da contribuição de sódio na alimentação da população mundial relaciona-se a alimentos processados e ultraprocessados. A medida é mais que o dobro recomendado pela Organização Mundial da Saúde. Esta webpalestra tem o objetivo de auxiliar os profissionais da Atenção Básica para que consigam orientar a população quanto aos riscos do consumo excessivo de sódio na saúde aliando estratégias de redução do consumo de sal na rotina alimentar.

Referências: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: hipertensão arterial sistêmica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2013. 128 p. : il. (Cadernos de Atenção Básica, n. 37)

Sobre o palestrante: Nutricionista (UFPEL). Mestre em Epidemiologia (UFRGS), PhD. em Saúde Coletiva (UFSC). Pós-doutorado em Nutrição (UFSC). Pesquisadora do Estudo EpiFloripa – Condições de Saúde da População Adulta de Florianópolis.

Sobre as webpalestras

Webpalestras são palestras virtuais realizadas todas as quartas e sextas-feiras com temas atuais demandados pelos serviços e profissionais de saúde.

Para participar, é necessário ter cadastro ativo na plataforma do Telessaúde SC (clique aqui caso ainda não seja cadastrado). Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o site do Telessaúde SC, clicar no botão (verde) login e, na nova janela, inserir as suas informações de acesso dentro da caixa ‘Acesso restrito’ (lado direito da tela). Após efetuar o login, será aberto o ambiente restrito da nossa plataforma, onde estão à disposição do profissional os nossos serviços. As webpalestras ficam dentro do ícone de uma webcam (webconferência). Ao clicar, o profissional será direcionado para uma lista de atividades já realizadas, onde pode consultar os slides e o vídeo disponíveis dessas atividades. No canto inferior direito da tela, estará aparecendo uma janela indicando o próximo evento que será realizado. Basta clicar em ‘Entrar’, preencher a lista de presença e confirmar o acesso à sala virtual onde ocorrerá a transmissão da webpalestra. A lista de presença deve ser preenchida caso quem efetuar o login esteja acompanhado de outros profissionais da equipe.

Nossas webpalestras são um serviço consolidado. Já contabilizamos mais de 100 mil participações de profissionais de saúde de todo país! E contamos com um acervo com centenas de videoaulas já realizadas, confira aqui.