Dando início às webpalestras do mês de abril, esta semana a temática será Promoção de saúde na Atenção Primária à Saúde: um dever e não uma alternativa. A atividade tem como intuito gerar uma reflexão em torno da atuação dos profissionais das equipes de Saúde da Família na APS. Também serão ressaltadas as ferramentas de aplicação da promoção de saúde em qualquer atendimento na Atenção Primária à Saúde. Compartilhe o convite, conecte-se na data e horário marcados, e participe para tirar suas dúvidas com o palestrante convidado!

0504-fórum-e-web

Webpalestra de quarta (05/04), às 15h

A webpalestra Promoção de Saúde na Atenção Primária à Saúde: um dever e não uma alternativa será realizada com a participação do médico de família e comunidade Michel J. Oliveira.

Resumo: A webpalestra tem a finalidade de sensibilizar e “provocar” a reflexão dos profissionais das equipes de saúde da família de todo o estado sobre a atuação de cada um neste nível do Sistema de Saúde. Será abordado a evolução dos modelos assistenciais de saúde, da prevenção primária e do contexto promoção de saúde. Além disso, os profissionais de saúde serão instruídos das ferramentas de aplicação da promoção de saúde em qualquer atendimento na Atenção Primária à Saúde.

Sobre o palestrante: Graduação em medicina pela Universidade Católica de Pelotas; Residência médica em Medicina de Família e Comunidade pela Universidade Luterana do Brasil; Especialização em educação na saúde para preceptores do SUS pelo Hospital Sírio-Libanês; Médico na estratégia saúde da família no município de Guaramirim; Médico na estratégia saúde da família no município de Jaraguá do Sul; Coordenador da Comissão de Residência Médica (COREME) da Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul por 6 anos; Preceptor do programa de residência médica em medicina de família e comunidade da Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul por 3 anos; Supervisor do programa Mais Médicos no estado de Santa Catarina no ano de 2017. Vínculo atual: médico de família e comunidade e médico gestor no plano de saúde LEVMED no município de Jaraguá do Sul desde o ano de 2020; Professor da Faculdade de Medicina da Estácio IDOMED de Jaraguá do Sul desde o ano de 2021.

Sobre as webpalestras

Webpalestras são palestras virtuais realizadas todas as quartas-feiras com temas atuais demandados pelos serviços e pelos profissionais de saúde da APS. Para participar é necessário ter cadastro ativo na plataforma (STT) do Telessaúde UFSC (clique aqui caso ainda não seja cadastrado ou aqui para saber como se cadastrar – ATENÇÃO: o cadastro deve ser realizado 24 horas antes do evento que se deseja participar).

Nossas webpalestras são um serviço consolidado. Já contabilizamos mais de 100 mil participações de profissionais de saúde de todo país! E contamos com um acervo com centenas de videoaulas já realizadas, confira aqui.

Como participar da transmissão ao vivo

1. Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o site do Telessaúde UFSC, clicar no botão (verde) login e, na nova janela, inserir as suas informações de acesso dentro da caixa ‘Acesso restrito’ (lado direito da tela).

2. Após efetuar o login, será aberto o ambiente restrito da nossa plataforma (STT), onde estão à disposição do profissional os nossos serviços. As webpalestras ficam dentro do ícone de uma webcam (webconferência). Ao clicar, o profissional será direcionado para uma lista de atividades já realizadas, onde pode consultar os slides e o vídeo disponíveis dessas atividades.

3. No canto inferior direito da tela estará aparecendo uma janela indicando o próximo evento que será realizado. Basta clicar em ‘Entrar’, preencher a lista de presença e confirmar o acesso à sala virtual onde ocorrerá a transmissão da webpalestra. A lista de presença deve ser preenchida caso quem efetuar o login esteja acompanhado de outros profissionais da equipe.

2022_TelessaúdeUFSC_Como participar das webconferências ao vivo

Certificado de participação

Todo profissional que participar ao longo do ano de, no mínimo, 10 (dez) transmissões ao vivo de webpalestras e registrar corretamente a presença na lista, com o login através do STT, receberá o certificado de participação emitido pela equipe de Tele-educação. Esse certificado é encaminhado diretamente ao e-mail do profissional no início de cada ano. Não é feita a emissão de certificado de participação para atividades avulsas.