Confira abaixo o convite e as informações sobre a webpalestra que realizaremos na semana:

agenda_telessaudesc_02.05-14

* Os horários das atividades do Telessaúde SC seguem o Horário Oficial de Brasília-DF.

Webpalestra de sexta (15/05), às 15h

A webpalestra “Pesquisa de hemoglobinopatias no pré-natal” será realizada com a participação da coordenadora do Serviço de Referência em Triagem Neonatal do PR Mouseline Torquato Domingos.

Resumo: O teste de hemoglobinopatias em gestantes permite identificar a doença Falciforme e a Talassemia Major. As gestantes diagnosticadas com essas patologias podem apresentar uma gestação de risco. Para combater esse problema, Santa Catarina criou o projeto “Teste Mãe Catarinense”, no qual é composto por testes que devem ser realizados no primeiro trimestre de gestação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do estado. O objetivo desta webpalestra é elucidar questões relevantes em relação à importância da realização e todo processo, desde a coleta do material ao envio para o laboratório, bem como orientações e situações de encaminhamentos a serem realizados nas UBS.

Sobre a palestrante: Graduada em Farmácia Bioquímica, mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pelo Programa de Pós Graduação do Hospital de Clínicas da UFPR, coordenadora do Serviço de Referência em Triagem Neonatal do PR e do Laboratório Especializado em Triagem Neonatal de Santa Catarina na Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (FEPE).

Webpalestra de sexta (17/05), às 15h

A webpalestra “Acidentes por aranhas: manejo do paciente” será realizada com a participação da médica pediátrica e plantonista do CIAToxSC Fabíola de Moura Cremonese de Mello.

Resumo: No Brasil, existem três gêneros de aranhas de importância médica: Phoneutria, Loxosceles e Latrodectus. O Loxoscelismo corresponde à forma mais grave de araneísmo no Brasil, podendo causar dermonecrose e sintomas sistêmicos hemolíticos. A maioria dos acidentes notificados se concentra nos estados do Sul, particularmente no Paraná e em Santa Catarina. Nos casos de foneutrismo, a dor local é a manifestação principal. Esta webpalestra tem o objetivo de discutir sobre o protocolo técnico para subsídio aos profissionais de saúde na Atenção Básica, orientando o diagnóstico, a conduta adequada de acordo com a gravidade do caso, a realidade local e as medidas de prevenção.

Sobre a palestrante: Médica pediatra, plantonista do Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina, presidente do Departamento Científico de Toxicologia da Sociedade Catarinense de Pediatria. Formada pela Universidade Federal de Santa Catarina, em 2009, residência médica em pediatria pela Universidade Federal do Paraná, em 2013.

Referências: BRASIL. Ministério da Saúde. Fundação Nacional de Saúde. Manual de diagnóstico e tratamento de acidentes por animais peçonhentos. Brasília: Ministério da Saúde, 2001. 120 p. Disponível em: bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/funasa/manu_peconhentos.pdf

Sobre as webpalestras

Webpalestras são palestras virtuais realizadas todas as quartas e sextas-feiras com temas atuais demandados pelos serviços e profissionais de saúde.

Para participar, é necessário ter cadastro ativo na plataforma do Telessaúde SC (clique aqui caso ainda não seja cadastrado). Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o site do Telessaúde SC, clicar no botão (verde) login e, na nova janela, inserir as suas informações de acesso dentro da caixa ‘Acesso restrito’ (lado direito da tela). Após efetuar o login, será aberto o ambiente restrito da nossa plataforma, onde estão à disposição do profissional os nossos serviços. As webpalestras ficam dentro do ícone de uma webcam (webconferência). Ao clicar, o profissional será direcionado para uma lista de atividades já realizadas, onde pode consultar os slides e o vídeo disponíveis dessas atividades. No canto inferior direito da tela, estará aparecendo uma janela indicando o próximo evento que será realizado. Basta clicar em ‘Entrar’, preencher a lista de presença e confirmar o acesso à sala virtual onde ocorrerá a transmissão da webpalestra. A lista de presença deve ser preenchida caso quem efetuar o login esteja acompanhado de outros profissionais da equipe.

Nossas webpalestras são um serviço consolidado. Já contabilizamos mais de 100 mil participações de profissionais de saúde de todo país! E contamos com um acervo com centenas de videoaulas já realizadas, confira aqui.