Seguindo com a programação de webpalestras do mês de março, esta semana a temática será Tuberculose: Diagnóstico, tratamento e seguimento. O objetivo da atividade é conhecer os métodos laboratoriais atualmente utilizados para confirmação diagnostica, além de demonstrar a maneira mais adequada para seguir com o tratamento. Compartilhe o convite, conecte-se na data e horário marcados, e participe para tirar suas dúvidas com a palestrante convidada!

2203-fórum-e-web

Webpalestra de quarta (22/03), às 15h

A webpalestra Tuberculose: Diagnóstico, tratamento e seguimento será realizada com a participação da médica Ligia Castellon Figueiredo Gryninger.

Resumo: Nesta webpalestra iremos abordar os sinais/sintomas para se pensar no diagnostico de tuberculose, assim como conhecer os métodos laboratoriais atualmente utilizados para confirmação diagnostica. Será abordado também o tratamento e o seguimento adequado durante o tratamento. Por fim, será discutido a importância da investigação dos contatos para diagnostico de TB ativa ou Infecção Latente por Tuberculose.

Sobre o palestrante: Graduação em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Sorocaba da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Residência Médica em infectologia realizada na Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP . Mestre em Ciências no Programa de pós-graduação em Moléstias Infecciosas e Parasitárias da Universidade de São Paulo – USP. Especialista em epidemiologia de campo (EPISUS intermediário). Atualmente medica assistente da Gerencia de Doenças Infecciosas Crônicas (GEDIC), da Diretoria de Vigilância Epidemiologica de Santa Catarina (DIVE) com enfoque na tuberculose e hanseníase.

Sobre as webpalestras

Webpalestras são palestras virtuais realizadas todas as quartas-feiras com temas atuais demandados pelos serviços e pelos profissionais de saúde da APS. Para participar é necessário ter cadastro ativo na plataforma (STT) do Telessaúde UFSC (clique aqui caso ainda não seja cadastrado ou aqui para saber como se cadastrar – ATENÇÃO: o cadastro deve ser realizado 24 horas antes do evento que se deseja participar).

Nossas webpalestras são um serviço consolidado. Já contabilizamos mais de 100 mil participações de profissionais de saúde de todo país! E contamos com um acervo com centenas de videoaulas já realizadas, confira aqui.

Como participar da transmissão ao vivo

1. Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o site do Telessaúde UFSC, clicar no botão (verde) login e, na nova janela, inserir as suas informações de acesso dentro da caixa ‘Acesso restrito’ (lado direito da tela).

2. Após efetuar o login, será aberto o ambiente restrito da nossa plataforma (STT), onde estão à disposição do profissional os nossos serviços. As webpalestras ficam dentro do ícone de uma webcam (webconferência). Ao clicar, o profissional será direcionado para uma lista de atividades já realizadas, onde pode consultar os slides e o vídeo disponíveis dessas atividades.

3. No canto inferior direito da tela estará aparecendo uma janela indicando o próximo evento que será realizado. Basta clicar em ‘Entrar’, preencher a lista de presença e confirmar o acesso à sala virtual onde ocorrerá a transmissão da webpalestra. A lista de presença deve ser preenchida caso quem efetuar o login esteja acompanhado de outros profissionais da equipe.

2022_TelessaúdeUFSC_Como participar das webconferências ao vivo

Certificado de participação

Todo profissional que participar ao longo do ano de, no mínimo, 10 (dez) transmissões ao vivo de webpalestras e registrar corretamente a presença na lista, com o login através do STT, receberá o certificado de participação emitido pela equipe de Tele-educação. Esse certificado é encaminhado diretamente ao e-mail do profissional no início de cada ano. Não é feita a emissão de certificado de participação para atividades avulsas.