A webpalestra desta semana abordará como a APS pode atuar para identificar sinais e sintomas de doenças ocupacionais. Os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) devem estar preparados para reconhecer o(a) usuário(a) como trabalhador(a) e compreender que o trabalho pode gerar impactos positivos e negativos para a saúde das pessoas e para o ambiente. Compartilhe o convite, se conecte com a gente na data e horário marcados, e participe para tirar suas dúvidas com o convidado!

26_01 semanal

Webpalestra de quarta (26/01), às 15h

A webpalestra “Sinais e sintomas das doenças ocupacionais: como identificar na APS” será realizada com a participação da professora Dra. Tamires Patrícia Souza.

Resumo: O processo de trabalho em saúde é constituído pelos seguintes elementos: os sujeitos trabalhadores(as) de saúde, empregadores(as), gestores(as); as ferramentas, tecnologias, estratégias e competências requeridas para a produção do cuidado em saúde; a organização do trabalho e a própria atividade de trabalho; os(as) usuários(as) que são, ao mesmo tempo, sujeitos e objetos da ação. Os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) devem estar preparados para reconhecer o(a) usuário(a) como trabalhador(a) e compreender que o trabalho pode gerar impactos positivos e negativos para a saúde das pessoas e para o ambiente. Nesta webpalestra, vamos conversar sobre como identificar na APS os sinais e sintomas das doenças ocupacionais.

Sobre a palestrante: Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Campinas (2020). Atuou como pesquisadora visitante da Faculty of Biology, Medicine and Health, Division of Population Health, Health Services Research & Primary Care, The University of Machester – UK. Mestra em Ciências Pneumológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Especialista em Saúde Pública com Ênfase em Estratégia de Saúde da Família pela Universidade Federal de Pelotas (2012); Epidemiologia e Vigilâncias em Saúde pela Unyleya (2021). Enfermeira Graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (2010). Atualmente é docente dos cursos de Graduação em Enfermagem, Educação Física e Fisioterapia da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).

Sobre as webpalestras

Webpalestras são palestras virtuais realizadas todas as quartas-feiras com temas atuais demandados pelos serviços e pelos profissionais de saúde. Para participar é necessário ter cadastro ativo na plataforma do Telessaúde UFSC (clique aqui caso ainda não seja cadastrado – ATENÇÃO: o cadastro deve ser realizado 24 horas antes do evento que se deseja participar).

Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o site do Telessaúde UFSC, clicar no botão (verde) login e, na nova janela, inserir as suas informações de acesso dentro da caixa ‘Acesso restrito’ (lado direito da tela). Após efetuar o login, será aberto o ambiente restrito da nossa plataforma, onde estão à disposição do profissional os nossos serviços. As webpalestras ficam dentro do ícone de uma webcam (webconferência). Ao clicar, o profissional será direcionado para uma lista de atividades já realizadas, onde pode consultar os slides e o vídeo disponíveis dessas atividades. No canto inferior direito da tela, estará aparecendo uma janela indicando o próximo evento que será realizado. Basta clicar em ‘Entrar’, preencher a lista de presença e confirmar o acesso à sala virtual onde ocorrerá a transmissão da webpalestra. A lista de presença deve ser preenchida caso quem efetuar o login esteja acompanhado de outros profissionais da equipe.

Nossas webpalestras são um serviço consolidado. Já contabilizamos mais de 100 mil participações de profissionais de saúde de todo país! E contamos com um acervo com centenas de videoaulas já realizadas, confira aqui.