As atividades de educação permanente no modelo de webpalestras que serão realizadas pelo Telessaúde SC na semana dos dias 25 de fevereiro a 01 de março já estão disponíveis:

agenda_telessaudesc_25.02-14

Webpalestra de quarta (27/02), às 15h

A webpalestra “A atuação do assistente social no NASF- AB” será realizada com a participação da assistente social junto a um Núcleo de Apoio à Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis Débora Martini.

Resumo: O Núcleo Apoio a Saúde da Família é um importante campo de atuação do assistente social e uma das principais formas de inserção do profissional na atenção primária em saúde. O objetivo dessa webpalestra é refletir sobre as possibilidades e potencialidades de atuação do profissional nesse espaço ocupacional, assim como os desafios encontrados, tendo como principais ações a intersetorialidade e a mobilização social.

Referências: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica. Diretrizes do NASF: Núcleo de Apoio a Saúde da Família. Cadernos de Atenção Básica, n° 27. Brasília: Ministério da Saúde, 2010. 152 p.

Sobre a palestrante: Assistente Social formada pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Especialista em Saúde da Família – modalidade residência e em Gestão da Saúde Pública. Mestre em Serviço Social. Atua como assistente social junto a um Núcleo de Apoio à Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis e como tutora e preceptora da Residencia Multiprofissional em Saúde da Família.

Webpalestra de sexta (01/03), às 15h

Nesta sexta-feira será reprisada a webpalestra “Atualização do Protocolo de Profilaxia Pós-Exposição Sexual do HIV”, realizada com a participação do médico infectologista da SES/SC Eduardo Campos de Oliveira.

Resumo: Dentre as medidas de prevenção da infecção pelo HIV, a utilização de fármacos antirretrovirais se estabeleceu como uma forma efetiva de atuação, interferindo de forma muito eficaz na redução do risco de contágio. As rotinas de assistência às pessoas expostas ao HIV, seja situações de acidentes ocupacionais, seja por meio de violência sexual, já foram implantadas, dentre as diretrizes do Ministério da Saúde brasileiro. Recentemente, esta abordagem foi ampliada para as exposições sexuais consensuais sem proteção. Nesta webpalestra, apresentaremos a atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas Pós-Exposição (PEP) de Risco à Infecção pelo HIV, publicado em maio de 2018.

Referências: BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Protocolo Clínico e diretrizes terapêutica para profilaxia pós exposição (PEP) de risco à infecção pela HIV, IST e hepatites virais. Brasília: Ministério da Saúde, 2018.

Sobre a palestrante: Médico Infectologista da SES/SC, é assessor técnico da Divisão de Assistência da Gerência de IST/Aids/HV da Diretoria de Vigilância em Saúde, atuando também na atenção às pessoas vivendo com HIV, aos portadores de hepatites virais, infecções sexualmente transmissíveis e outras doenças infecto-contagiosas; membro do Comitê Nacional de Infecções Sexualmente Transmissíveis e ex-assessor técnico do Depto. de IST/Aids/HV, do Ministério da Saúde.

Sobre as webpalestras

Webpalestras são palestras virtuais realizadas todas as quartas e sextas-feiras com temas atuais demandados pelos serviços e profissionais de saúde.

Para participar, é necessário ter cadastro ativo na plataforma do Telessaúde SC (clique aqui caso ainda não seja cadastrado). Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o site do Telessaúde SC, clicar no botão (verde) login e, na nova janela, inserir as suas informações de acesso dentro da caixa ‘Acesso restrito’ (lado direito da tela). Após efetuar o login, será aberto o ambiente restrito da nossa plataforma, onde estão à disposição do profissional os nossos serviços. As webpalestras ficam dentro do ícone de uma webcam (webconferência). Ao clicar, o profissional será direcionado para uma lista de atividades já realizadas, onde pode consultar os slides e o vídeo disponíveis dessas atividades. No canto inferior direito da tela, estará aparecendo uma janela indicando o próximo evento que será realizado. Basta clicar em ‘Entrar’, preencher a lista de presença e confirmar o acesso à sala virtual onde ocorrerá a transmissão da webpalestra. A lista de presença deve ser preenchida caso quem efetuar o login esteja acompanhado de outros profissionais da equipe.

Nossas webpalestras são um serviço consolidado. Já contabilizamos mais de 100 mil participações de profissionais de saúde de todo país! E contamos com um acervo com centenas de videoaulas já realizadas, confira aqui.