Confira abaixo quais atividades de educação permanente no modelo de webpalestras serão realizadas pelo Telessaúde SC na semana dos dias 11 a 15 de fevereiro:

SemanalWebs11a15fev-14

Webpalestra de quarta (13/02), às 15h

Na quarta, realizaremos a exibição da reprise da webpalestra “A experiência de uma equipe de ESF na gestão do processo de trabalho na APS”, gravada em 09/08/2017 com a enfermeira da Estratégia de Saúde da Família na Prefeitura Municipal de Joinville/SC, Célia Diefenbach.

Resumo: A capacidade do gerenciamento das ações em saúde em um território pela equipe de saúde precisa ir além de um simples mapeamento de problemas. Para a efetividade dessas ações necessita-se fazer nexo com o modo de vida das pessoas, ter base científica e uma oferta de serviços que traga resultados na melhoria qualidade de vida e interfira no processo saúde-doença da comunidade de sua área de abrangência. Com esse olhar a ESF Jardim Sofia compartilha seus desafios, possibilidades e conquistas, através de suas experiências que lhe permitiram alguns bons resultados.

Sobre a palestrante: Possui graduação no curso de enfermagem e obstetrícia pela UNIOESTE/ Universidade do Oeste de Cascavel/PR (1993) e pós-graduação no curso de especialização multiprofissional em Saúde da Família pela Faculdade de Enfermagem, da Associação Educacional Luterana Bom Jesus/IELUSC (2008), em Joinville/SC. Tem experiência em Saúde da Família desde 1996 até a presente data. Tem trabalhos apresentados em mostra nacional e estadual com premiações pelo Ministério da Saúde e Organização Panamericana em Brasilia/DF. Tem duas publicações de artigo em revista científica. Atualmente trabalha como enfermeira da Estratégia de Saúde da Família na Prefeitura Municipal de Joinville/SC e exerce a função de preceptora na formação de acadêmicos do projeto PET-Saúde do Ministério da Saúde/Secretaria de Saúde de Joinville/Univille.

Webpalestra de sexta (15/02), às 15h

A webpalestra “A ameaça da Febre Amarela em SC” será realizada com a participação da médica infectologista da DIVE/GEZOO/SES-SC Marise da Silva Mattos.

Resumo: A febre amarela é uma doença com elevado potencial de gravidade e óbito. Desde novembro de 2016, o Brasil enfrenta uma grande epidemia de FA silvestre – 1833 casos com 578 óbitos. A doença vem se espalhando através de corredores ecológicos, atravessando estados populosos como MG, ES, RJ, SP e, recentemente, o estado do Paraná registrou o primeiro caso humano. Modelos de dispersão do vírus revelam que Santa Catarina deverá ser o próximo estado atingido. Esta apresentação objetiva esclarecer a atual situação epidemiológica de SC e fornecer subsídios para o reconhecimento precoce e manejo adequado dos casos suspeitos.

Referências: 1. Mem Inst Oswaldo Cruz, Vol. 113 (10): e180278, 2018; 2. Governo do estado de SC/SES/SUS/Superintendência de Vigilância em Saúde/DIVE. Nota de Alerta Conjunta/001/2019/DIVE/SUV/SES, 31/01/2019; 3. Governo do estado do Paraná/SES/COES. Alerta Epidmiológico 01/2019 – Febre Amarela, 31/01/2019.

Sobre a palestrante: Médica infectologista da DIVE/GEZOO/SES-SC. Doutora em Medicina Tropical pela FIOCRUZ/RJ. Profa. adjunto da UFRJ (aposentada). Médica do INI/FIOCRUZ (aposentada).

Sobre as webpalestras

Webpalestras são palestras virtuais realizadas todas as quartas e sextas-feiras com temas atuais demandados pelos serviços e profissionais de saúde.

Para participar, é necessário ter cadastro ativo na plataforma do Telessaúde SC (clique aqui caso ainda não seja cadastrado). Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o site do Telessaúde SC, clicar no botão (verde) login e, na nova janela, inserir as suas informações de acesso dentro da caixa ‘Acesso restrito’ (lado direito da tela). Após efetuar o login, será aberto o ambiente restrito da nossa plataforma, onde estão à disposição do profissional os nossos serviços. As webpalestras ficam dentro do ícone de uma webcam (webconferência). Ao clicar, o profissional será direcionado para uma lista de atividades já realizadas, onde pode consultar os slides e o vídeo disponíveis dessas atividades. No canto inferior direito da tela, estará aparecendo uma janela indicando o próximo evento que será realizado. Basta clicar em ‘Entrar’, preencher a lista de presença e confirmar o acesso à sala virtual onde ocorrerá a transmissão da webpalestra. A lista de presença deve ser preenchida caso quem efetuar o login esteja acompanhado de outros profissionais da equipe.

Nossas webpalestras são um serviço consolidado. Já contabilizamos mais de 100 mil participações de profissionais de saúde de todo país! E contamos com um acervo com centenas de videoaulas já realizadas, confira aqui.