O Telessaúde UFSC promoverá um webseminário para apresentar e discutir os aspectos epidemiológicos e clínicos da doença monkeypox. A atividade será on-line, terá duração de duas horas e contará com a participação das professoras universitárias Alexandra Boing e Regina Valim. Compartilhe o convite deste webseminário, se conecte com a gente na data e horário marcados, e participe para tirar suas dúvidas com as palestrantes convidadas!

 26_08 websem monkeypox

Webseminário (26/08), às 15h

O webseminário “Monkeypox: aspectos epidemiológicos e manejo na APS” será realizado com a participação da professora e epidemiologista Alexandra Boing e da professora e médica infectologista Regina Valim.

Resumo: A doença monkeypox (MPX) ou varíola símia é uma doença causada pelo vírus monkeypox. Trata-se de uma doença zoonótica viral, em que sua transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com animal ou humano infectado ou com material corporal humano contendo o vírus. Apesar do nome, os primatas não humanos não são reservatórios. Inicialmente foi detectada na África e provavelmente devido à globalização, movimentos migratórios os casos em humanos passaram em ocorrer em países fora do continente africano. Conhecer os aspectos epidemiológicos, sintomas e aspectos clínicos é fundamental para o manejo adequado dos casos.

Como participar

Para participar da realização ao vivo dos webseminários é necessário ter cadastro ativo na plataforma do Telessaúde UFSC (clique aqui caso ainda não seja cadastrado – ATENÇÃO: o cadastro deve ser realizado 24 horas antes do evento que se deseja participar).

Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o site do Telessaúde UFSC, clicar no botão (verde) login e, na nova janela, inserir as suas informações de acesso dentro da caixa ‘Acesso restrito’ (lado direito da tela). Após efetuar o login, será aberto o ambiente restrito da nossa plataforma (STT), onde estão à disposição do profissional os nossos serviços. Os webseminários ficam dentro do ícone de uma webcam (webconferência). Ao clicar, o profissional será direcionado para uma lista de atividades já realizadas, onde pode consultar os slides e o vídeo disponíveis dessas atividades. No canto inferior direito da tela, estará aparecendo uma janela indicando o próximo evento que será realizado. Basta clicar em ‘Entrar’, preencher a lista de presença e confirmar o acesso à sala virtual onde ocorrerá a transmissão do webseminário. A lista de presença deve ser preenchida caso quem efetuar o login esteja acompanhado de outros profissionais da equipe.