Todas as semanas, exibimos duas webpalestras: uma às quartas e outra às sextas. Veja abaixo os detalhes das webs que exibiremos, cadastre-se na nossa plataforma e aproveite esse espaço para tirar suas dúvidas e dividir experiências com um profissional especializado.

Agenda 2

Webpalestra de quarta (06/11), às 15h

A webpalestra “Prevenção, diagnóstico e tratamento das perdas auditivas no SUS” será realizada com a participação da fonoaudiologa Sabrina Vieira da Luz.

Resumo: A audição é considerada um dos sentidos essenciais ao desenvolvimento global do ser humano. Perdas de audição são consideradas qualquer diminuição da capacidade de ouvir e/ou detectar sons da fala ou de ambientes. A atenção integral à saúde auditiva constitui diferentes níveis de atenção, englobando desde ações de triagem auditiva neonatal, o diagnóstico funcional e a reabilitação auditiva. Esta webpalestra tem como finalidade orientar profissionais da saúde sobre a rede de assistência da saúde auditiva e o atendimento das pessoas com deficiência auditiva no estado de Santa Catarina.

Sobre a palestrante: Graduação em Fonoaudiologia e em Direito. Especialização em Distúrbios da Comunicação Humana e mestrado em Engenharia de Produção. Servidora da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina. Fonoaudióloga responsável pelo Serviço de Saúde Auditiva na Área Técnica da Saúde da Pessoa com Deficiência.

Webpalestra de sexta (08/11), às 15h

A webpalestra “Prematuridade e seguimento do recém-nascido de alto risco” será realizada com a participação da médica oediatra e neonatologista Cláudia Maria de Lorenzo .

Resumo: A Prematuridade é uma condição que merece atenção em todos os pontos da linha do cuidado. Da atenção primária à gestação e ao binômio mãe-bebê, até a atenção secundária e terciária, onde se destinam grandes esforços e recursos ao tratamento de agravos e complicações, tanto de gestantes de alto risco quanto de recém-nascidos, viáveis cada vez mais antes do termo. Estas ações de acompanhamento e promoção de saúde, que chamamos de Follow-Up ou Seguimento do recém-nascido prematuro, necessitam de certa organização e planejamento e, muitas vezes, de abordagem multidisciplinar. Esta webpalestra tem o objetivo de fazer uma apresentação de conceitos básicos relacionados ao estudo e ao cuidado dos bebês prematuros, com maior foco nas consequências à longo prazo.

Sobre o palestrante: Médica Pediatra e Neonatologista,Mestre em Ciências da Saúde pela UFSC. Preceptora das residência médicas em Pediatria do Hospital Infantil Joana de Gusmão e do Hospital Universitário da UFSC. Professora no Sistema Materno-Infantil do curso de Medicina da UNISUL, Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Apoio ao Desenvolvimento Humano da UFSC.

Sobre as webpalestras

Webpalestras são palestras virtuais realizadas todas as quartas e sextas-feiras com temas atuais demandados pelos serviços e profissionais de saúde.

Para participar, é necessário ter cadastro ativo na plataforma do Telessaúde SC (clique aqui caso ainda não seja cadastrado). Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o site do Telessaúde SC, clicar no botão (verde) login e, na nova janela, inserir as suas informações de acesso dentro da caixa ‘Acesso restrito’ (lado direito da tela). Após efetuar o login, será aberto o ambiente restrito da nossa plataforma, onde estão à disposição do profissional os nossos serviços. As webpalestras ficam dentro do ícone de uma webcam (webconferência). Ao clicar, o profissional será direcionado para uma lista de atividades já realizadas, onde pode consultar os slides e o vídeo disponíveis dessas atividades. No canto inferior direito da tela, estará aparecendo uma janela indicando o próximo evento que será realizado. Basta clicar em ‘Entrar’, preencher a lista de presença e confirmar o acesso à sala virtual onde ocorrerá a transmissão da webpalestra. A lista de presença deve ser preenchida caso quem efetuar o login esteja acompanhado de outros profissionais da equipe.

Nossas webpalestras são um serviço consolidado. Já contabilizamos mais de 100 mil participações de profissionais de saúde de todo país! E contamos com um acervo com centenas de videoaulas já realizadas, confira aqui.