Tele-estomatologia

Facilitando o acesso à estomatologia com protagonismo da APS, redução de filas e priorização dos casos graves

Se você, dentista ou médico da equipe de Atenção Básica, tem dúvidas sobre o diagnóstico, o manejo e o encaminhamento de usuários com lesões bucais, este serviço pode ser a solução!

A Tele-Estomatologia foi implantada em 2020 pelo Ambulatório de Estomatologia do HU/UFSC-EBSERH como uma alternativa, no período da pandemia, para triagem e encaminhamento ágil de pessoas com suspeita de câncer de boca. Hoje, essa modalidade de diagnóstico está disponível via STT para todos os municípios catarinenses, utilizando um fluxo similar ao da Teledermatologia.

Via STT, os profissionais da APS enviam imagens com detalhamento das características clínicas das lesões, sejam elas suspeitas de câncer ou não. Essas informações são analisadas por estomatologistas, que emitem laudos com hipótese de diagnóstico e orientação de conduta. Essas informações transitam em uma plataforma segura para a troca de informações de saúde, o que é um grande diferencial. Além disso, é também definida a classificação de risco, auxiliando a gestão municipal na organização do fluxo através da priorização dos casos mais graves.

185 laudos foram emitidos em 2023

Tele-estomato

Veja como é o modelo de fluxo da Tele-estomatologia do Telessaúde UFSC:

Fluxo_Tele-estomato

Atualmente, essa modalidade de telediagnóstico está em fase de ampliação para todos os municípios catarinenses.