Teleatendimento

Soluções para profissionais de saúde no atendimento de usuários 

O que é o teleatendimento?

O teleatendimento é o atendimento com interação à distância, no qual o profissional de saúde e o usuário estão em locais diferentes. Há diversas possibilidades de utilização do teleatendimento, de forma síncrona ou assíncrona, para a realização de orientações, consultas ou interconsultas. Qualquer profissional de saúde do SUS pode ser cadastrado e capacitado para fazer o teleatendimento por meio da nossa plataforma, o STT. A plataforma cria um consultório virtual, no qual é possível interagir via chat, áudio e vídeo, e pelo envio de arquivos como atestados, receitas e exames.

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Em que situações o teleatendimento pode ser implantado?

Na APS, o teleatendimento pode ser realizado para consultas do usuário – especialmente quando é difícil o seu deslocamento até a UBS – assim como para consultas e interconsultas envolvendo os profissionais das eMulti. Nesse caso, as eMulti não perdem tempo com o deslocamento e podem atender mais usuários das equipes que são apoiadas por elas. Além disso, pode ser implantado um serviço de teleorientação, que diminui a demanda de atendimento na UBS. É o caso do município de Fraiburgo, que implantou o serviço de teleorientação em novembro de 2022 e já realizou mais de 6 mil teleorientações, com uma média de 413 por mês.

Na atenção secundária e terciária, as teleconsultas e teleinterconsultas com especialistas reduzem bastante o deslocamento dos usuários e os gastos dos municípios com transporte, já que muitas vezes esses profissionais atendem em outros municípios de referência para o serviço.

Quais as vantagens de implantar o serviço de teleatendimento?

Dentre os fatores favoráveis à utilização do teleatendimento, destacam-se a ampliação do acesso e da equidade, com redução de deslocamentos e seus respectivos custos, a maior integração da APS com os demais níveis de atenção, a maior resolubilidade e eficiência dos serviços de saúde, e a qualificação dos encaminhamentos.

Porém, é importante considerar a existência de barreiras tecnológicas, culturais e problemas organizacionais. Para minimizar esses problemas, o nosso núcleo oferece todo apoio e suporte aos municípios para a implantação do serviço.

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O que preciso fazer para implantar o serviço de teleatendimento no meu município?

A implantação do teleatendimento demanda investimentos em recursos tecnológicos (sala privativa com computador, internet, câmera e microfone), capacitação e treinamento dos profissionais envolvidos, e (re)definição de fluxos do serviço. Faça contato com nossa equipe e daremos todo o apoio necessário para a implantação, monitoramento e avaliação do serviço.