1 – O que é o Telessaúde UFSC?
O Telessaúde UFSC é um projeto do Ministério da Saúde que tem cobertura de 100% dos municípios catarinenses. Oferta serviços de educação permanente e apoio à tomada de decisão clínica dos profissionais que atuam no SUS, com foco na Atenção Básica. O objetivo final é fortalecer esse nível de atenção ao investir no protagonismo das equipes, apoiando assim a saúde pública brasileira. Nossos serviços são voltados para Tele-educação, Teleconsultoria, Telediagnóstico e Segunda Opinião Formativa.
2 – Quem pode participar?
Os nossos serviços são destinados aos profissionais de saúde que atuam no SUS, com foco na Atenção Básica. Além desses profissionais , professores e estudantes de universidades públicas e privadas também podem participar!
3 – Como faço para participar dos serviços do Núcleo Telessaúde UFSC?
Para participar, é necessário se cadastrar na plataforma do Telessaúde UFSC (STT).
O cadastro é simples e rápido! Primeiro, você deve preencher, através de um computador ou notebook, suas informações AQUI.
Após concluir o preenchimento do formulário e enviar seus dados, nossa equipe receberá suas informações e irá cadastrá-las na plataforma do Núcleo Telessaúde UFSC (dados incompletos ou incorretos estarão sujeitos a não efetivação do cadastro).
Você deverá aguardar o recebimento de seu login e senha no e-mail indicado. Fique de olho na caixa de spam do seu e-mail, muitas vezes as mensagens acabam parando lá!
Quando você receber seu login e senha, está tudo pronto para você participar dos nossos serviços! Basta clicar aqui e acessar nossa plataforma do STT on-line.
ATENÇÃO: para participar de atividades síncronas (webpalestras, webseminários ou se inscrever em cursos) é necessário que o cadastro seja realizado, pelo menos, 24 horas antes do horário programado da atividade.
4 – Esqueci minha senha, como faço para recuperar?
Você pode recuperar sua senha de maneira simples e rápida através do site do Telessaúde UFSC. É só seguir os seguintes passos:
1) Clique em LOGIN, no canto superior direito;
2) Quando abrir uma nova página, clique em “Esqueci minha senha”;
3) Depois aparecerá uma caixa para você colocar seu CPF. Preencha e clique em ENVIAR;
4) Após esse procedimento, você receberá uma nova senha por e-mail. Fique de olho na caixa de spam do seu e-mail, muitas vezes as mensagens acabam parando lá!
5 – Sou estudante, como realizo meu cadastro?
Estudantes de graduação e pós-graduação da área da saúde (de universidades públicas e privadas) podem SIM se cadastrar.
Primeiro, clique no FORMULÁRIO DE CADASTRO.
Depois, fique atento a alguns detalhes:
- No campo “PROFISSÃO” preencha “Graduando em (seu curso)”;
- O campo “Mais médicos/ PROVAB/ Residência” não é obrigatório;
- No campo INSTITUIÇÃO, clique no botão “adicionar” e, ao abrir os filtros de busca, preencha o CNES do STT: 7061749, finalize a busca e para selecionar a instituição clique no “+” (passo demonstrado na imagem abaixo);
- No campo EQUIPE DE SAÚDE, da mesma maneira clique em “adicionar” e escolha a equipe “Acadêmicos“.
Após concluir o preenchimento do formulário e enviar seus dados, nossa equipe receberá suas informações e irá cadastrá-las na plataforma Núcleo Telessaúde UFSC – STT (dados incompletos ou incorretos estarão sujeitos a não efetivação do cadastro).
Você deverá aguardar o recebimento de seu login e senha no e-mail cadastrado por você. Quando você receber seu login e senha, estará tudo pronto para você participar dos nossos serviços!
6 – Sou professor universitário, como realizo meu cadastro?
Professores de graduação e pós-graduação da área da saúde (de universidades públicas e privadas) podem SIM se cadastrar.
O procedimento é similar ao cadastro de estudantes. Confira o passo a passo na resposta acima.
7 – Como acesso os serviços do Telessaúde UFSC?
Se você já tem seu login e senha em mãos, CLIQUE AQUI , preencha o campo de ACESSO RESTRITO e entre em nossa plataforma on-line. Nela estão todos os nossos serviços: webpalestras, teleconsultorias, fóruns de discussão, minicursos, etc.
8 – Como faço para participar dos cursos do Telessaúde UFSC?
Para participar dos cursos, o primeiro passo é se cadastrar na plataforma do Núcleo Telessaúde UFSC.
Para realizar seu cadastro, CLIQUE AQUI e acompanhe o passo a passo disponível na pergunta 1.
Com seu login e senha em mãos, para efetivar sua inscrição no minicurso escolhido, você deverá entrar no Moodle Telessaúde UFSC e realizar sua autoinscrição a partir da data e horário de lançamento dos minicursos.
Pessoas já cadastradas no Núcleo Telessaúde UFSC realizam a autoinscrição direto no Moodle Telessaúde UFSC, no dia e horário de abertura dos cursos. Confira o passo a passo deste processo aqui.
9 – Como é a certificação das webpalestras?
O certificado das webpalestras é encaminhado via e-mail para os profissionais cadastrados que acompanharam ao vivo, via a nossa sala virtual, DEZ ou mais webpalestras no ano (de janeiro a dezembro). O certificado para esses profissionais é enviado nos primeiros meses do ano seguinte.
10 – Mudei de equipe ou quero trocar meu e-mail cadastrado, o que devo fazer? Como atualizar meus dados cadastrais?
Para atualizar os seus dados pessoais/profissionais cadastrados na nossa plataforma, você deve enviar um e-mail para cadastrostelessaudesc@gmail.com e solicitar a atualização das suas informações.
11 – Problemas no acesso à sala virtual das webconferências?
Nossa equipe mudou de sala virtual para realização das atividades de Tele-educação. A partir de agora (10/08/2022), voltamos a usar a ConferênciaWeb – RNP. O acesso às webpalestras continua o mesmo: através do nosso site e via preenchimento da lista de presença no STT.
Caso a internet do seu local de trabalho possua filtros de bloqueio para navegação, indicamos que você entre em contato com os responsáveis pela TI para que façam o desbloqueio para o endereço: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/telessaude-sc.
Lembre-se de que o acesso às atividades deve ser feito através do STT para que, assim, o sistema registre a sua presença. Nunca acesse direto pelo link compartilhado acima. Outra sugestão é utilizar o navegador Google Chrome para participar das atividades.
12 – Ainda tenho dúvidas! Como faço?
Se você necessita mais informações, entre em contato com a nossa equipe através do telefone (48) 3721-4448 ou do e-mail nucleotelessaudesc@gmail.com.