Este é o mês de prevenção do suicídio, e é claro que o Telessaúde SC não poderia deixar de tratar desse assunto. A primeira webpalestra de setembro será sobre como identificar esse problema e como agir com agilidade e atenção. Também falaremos sobre o diagnóstico e o tratamento da hepatite C! Confira abaixo a agenda:

Semana1_SetembroATUALIZADA_14.08 - 16,08

 

Webpalestra de quarta (04/09), às 15h

Transmitiremos a reprise da webpalestra “Prevenção do suicídio”, que contou com a participação do médico psiquiatra Alexandre Paim Diaz.

Resumo: O suicídio é uma das principais causas de mortalidade no mundo. No Brasil, é a terceira principal causa de morte em jovens dos 15 aos 29 anos de idade e os números parecem estáveis ou mesmo aumentando nos últimos anos. A mortalidade por suicídio provavelmente resulte de uma interação complexa de diferentes fatores de risco, desde biológicos a sociais, o que exige que intervenções variadas sejam necessárias para a sua prevenção. No entanto, alguns indivíduos apresentam um risco ainda mais considerável, como aqueles com história de tentativa de suicídio prévia. Nesta oportunidade, iremos discutir aspectos epidemiológicos do comportamento suicida, os principais fatores de risco e de proteção, além dos sinais de alerta e evidências associadas à sua prevenção.

Sobre a palestrante: Médico pela Universidade Federal de Goiás, Residência Médica em Psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria de Santa Catarina, Mestre e Doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutorado em Psiquiatria na Columbia University, NY, Estados Unidos. Professor da Pós-graduação em Ciências da Saúde da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Associado Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria e Diretor Científico da Associação Catarinense de Psiquiatria Gestão 2017-2019.

Webpalestra de sexta (06/09), às 15h

A webpalestra “Hepatite C: Diagnóstico e tratamento” será realizada com a participação da médica infectologista Aline Vitali Grando.

Resumo: Estima-se que no Brasil aproximadamente 675 mil pessoas sejam portadoras do HCV, embora menos da metade tenha sido diagnosticada. O Plano de Eliminação da Hepatite C, compromisso pactuado entre o Ministério da Saúde, estados e municípios, e alinhado às recomendações da Organização Mundial de Saúde, tem como meta eliminar a hepatite C como problema de saúde pública até 2030. As atuais alternativas terapêuticas ofertadas pelo SUS apresentam alta efetividade e são disponibilizadas a todas as pessoas diagnosticadas com hepatite C. Esta webpalestra tem o objetivo de atualizar os profissionais de saúde sobre as novas diretrizes terapêuticas para tratamento da hepatite C.

Sobre o palestrante: Médica Infectologista, mestre em Infectologia pela Universidade de São Paulo. Atua como consultora técnica na Diretoria de Vigilância Epidemiológica-SC, médica infectologista da Prefeitura de São José-SC e professora da disciplina de Infectologia da Unisul.

Sobre as webpalestras

Webpalestras são palestras virtuais realizadas todas as quartas e sextas-feiras com temas atuais demandados pelos serviços e profissionais de saúde.

Para participar, é necessário ter cadastro ativo na plataforma do Telessaúde SC (clique aqui caso ainda não seja cadastrado). Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o site do Telessaúde SC, clicar no botão (verde) login e, na nova janela, inserir as suas informações de acesso dentro da caixa ‘Acesso restrito’ (lado direito da tela). Após efetuar o login, será aberto o ambiente restrito da nossa plataforma, onde estão à disposição do profissional os nossos serviços. As webpalestras ficam dentro do ícone de uma webcam (webconferência). Ao clicar, o profissional será direcionado para uma lista de atividades já realizadas, onde pode consultar os slides e o vídeo disponíveis dessas atividades. No canto inferior direito da tela, estará aparecendo uma janela indicando o próximo evento que será realizado. Basta clicar em ‘Entrar’, preencher a lista de presença e confirmar o acesso à sala virtual onde ocorrerá a transmissão da webpalestra. A lista de presença deve ser preenchida caso quem efetuar o login esteja acompanhado de outros profissionais da equipe.

Nossas webpalestras são um serviço consolidado. Já contabilizamos mais de 100 mil participações de profissionais de saúde de todo país! E contamos com um acervo com centenas de videoaulas já realizadas, confira aqui.