Nossas webpalestras servem para capacitar o(a) profissional de saúde que atua na APS para que ele(a) possa atender melhor os pacientes e solucionar os problemas com maior precisão e agilidade. Cadastre-se na nossa plataforma e não perca nenhuma transmissão ao vivo!

Semana2_WebpalestrasSetembro_14.08 - 16,08

Webpalestra de quarta (11/09), às 15h

A webpalestra “Promoção de saúde e prevenção de agravos na pessoa idosa” será realizada com a participação da médica geriatra Juliane Felipe Ferrari.

Resumo: Existem muitos desafios para que o envelhecimento aconteça com qualidade de vida. No campo das políticas e dos programas públicos dirigidos à população idosa, o desafio é contemplar seus direitos e necessidades para a manutenção e melhoria de sua capacidade funcional, garantindo assim atenção integral à sua saúde. As doenças crônicas não transmissíveis requerem acompanhamento constante e afetam a funcionalidade dos idosos e o desempenho de suas atividades cotidianas de forma independente. Esta webpalestra tem o objetivo de orientar os profissionais que atuam na APS no desenvolvimento de ações de promoção de saúde e prevenção de agravos em idosos.

Sobre a palestrante: Possui graduação em medicina pela Universidade Regional de Blumenau (FURB – SC), residência em clínica médica no Hospital Nossa Senhora da Conceição (Tubarão – SC), residência médica em geriatria na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS – Hospital São Lucas – Porto Alegre – RS). Título de especialista em Geriatria – Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Especialização em Gerontologia – UFSC – Florianópolis – SC, Especialização em Cuidados Paliativos – Instituto Paliar – São Paulo – SP, Especialização de Gestão em Atenção Integral a Saúde – Cambridge Health Alliance – Florianópolis – SC e Membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – SBGG. Atualmente é médica geriatra na Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF).

Webpalestra de sexta (13/09), às 15h

A webpalestra “Acidentes com aranha marrom: prevenção, identificação e manejo dos casos” será realizada com a participação do médico Mário Octávio Thá Marques.

Resumo: Os acidentes por aranhas do gênero Loxosceles correspondem a grande parte dos casos de lesões por aranha em Santa Catarina. O veneno da aranha pode causar desde pequenas lesões cutâneas sem grandes repercussões, até um quadro sistêmico com hemólise intravascular, insuficiência renal e óbito. Em Santa Catarina está sendo devolvido o Projeto Loxosceles, um ensaio clínico que busca comprovar a eficácia da tetraciclina tópica no tratamento da lesão cutânea do veneno da aranha marrom. Esta webpalestra visa capacitar as equipes de APS para reconhecer possíveis vítimas de acidentes pela aranha, treiná-los para o melhor manejo do quadro e divulgar o projeto Loxosceles.

Sobre o palestrante: Médico formado pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2008, com residência em clínica médica pela SES e pós graduação em Terapia Intensiva. É médico do serviço de clínica médica do Hospital Regional de São José e do Hospital Universitário, além de ser médico do Centro de Informação e Assistência Toxicologica – CIATox SC.

Sobre as webpalestras

Webpalestras são palestras virtuais realizadas todas as quartas e sextas-feiras com temas atuais demandados pelos serviços e profissionais de saúde.

Para participar, é necessário ter cadastro ativo na plataforma do Telessaúde SC (clique aqui caso ainda não seja cadastrado). Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o site do Telessaúde SC, clicar no botão (verde) login e, na nova janela, inserir as suas informações de acesso dentro da caixa ‘Acesso restrito’ (lado direito da tela). Após efetuar o login, será aberto o ambiente restrito da nossa plataforma, onde estão à disposição do profissional os nossos serviços. As webpalestras ficam dentro do ícone de uma webcam (webconferência). Ao clicar, o profissional será direcionado para uma lista de atividades já realizadas, onde pode consultar os slides e o vídeo disponíveis dessas atividades. No canto inferior direito da tela, estará aparecendo uma janela indicando o próximo evento que será realizado. Basta clicar em ‘Entrar’, preencher a lista de presença e confirmar o acesso à sala virtual onde ocorrerá a transmissão da webpalestra. A lista de presença deve ser preenchida caso quem efetuar o login esteja acompanhado de outros profissionais da equipe.

Nossas webpalestras são um serviço consolidado. Já contabilizamos mais de 100 mil participações de profissionais de saúde de todo país! E contamos com um acervo com centenas de videoaulas já realizadas, confira aqui.