A partir de quarta-feira você fica bem informado com a gente. Teremos duas webpalestras e um webseminário sendo exibidos ao vivo e com a sua participação. Agende-se para não perder nada e descubra os temas debatidos aqui!

Agenda semanal 16.10

Webpalestra de quarta (16/10), às 15h

A webpalestra “Abordagem multiprofissional de pacientes com dores crônicas” será realizada com a participação da fisioterapeuta da Secretaria Municipal de Saúde de Jaraguá do Sul, Rosana Mara da Silva.

Resumo: A dor crônica é considerada um problema global que envolve sofrimento, incapacidade progressiva e custo socioeconômico relevante. Observou-se que a dor musculoesquelética é uma das principais causas de busca pela Atenção Primária em Saúde e encaminhamento para o nível de atenção secundário. Os profissionais de saúde como fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais têm papel importante na proposição de recomendações e atendimento desses encaminhamentos. Esta webpalestra tem o objetivo de propor estratégias de abordagem multiprofissional aos pacientes com dores crônicas na APS.

Sobre a palestrante: Possui graduação em Fisioterapia – FURB, Mestrado em Políticas Públicas – Univali, MBA em Gestão de Políticas Públicas Municipais – Uniasselvi. Atualmente é fisioterapeuta da Secretaria Municipal de Saúde de Jaraguá do Sul, atuando no Setor de Políticas Públicas, foi fisioterapeuta NASF 1, do Serviço de Atenção Domiciliar – SAD e Fisioterapia AD1/AB.

Webpalestra de sexta (18/10), às 15h

A webpalestra “A consulta ginecológica na adolescência e seus aspectos éticos” será realizada com a participação da ginecologista Ivana Fernandes Souza.

Resumo: A consulta ginecológica é um momento importante na vida das adolescentes. O profissional de saúde que se dispõe a atender a esse público deve conhecer a anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor e as nuances comportamentais desta etapa da vida. Deve saber reconhecer a importância e os principais motivos da consulta ginecológica na adolescência, e estar ciente dos aspectos ético-legais que envolvem este tipo de atendimento. Nesta webpalestra faremos uma abordagem prática dos aspectos éticos do atendimento de adolescentes, ilustrando com alguns casos clínicos. Abordaremos os aspectos importantes da consulta ginecológica na adolescência, incluindo dados de anamnese, exame físico/ginecológico e exames complementares.

Sobre o palestrante: Ginecologista e obstetra, pós-graduada em Medicina do Adolescente. Membro da Internacional Fellowship on Pediatric and Adolescent Gynecology of the Internacional Federation of Pediatric and Adolescent Gynecology. Delegada da Sociedade Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia da Infância e Adolescência (SOGIA) em Santa Catarina. Professora do Sistema Materno Infantil do Curso de Medicina da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Faz atendimento ginecológico para crianças, adolescentes e adultas em clínica privada em Florianópolis, Santa Catarina.

Webseminário (17/10), às 14h

O webseminário “Semana da Saúde Bucal: relato de experiência de municípios catarinenses” será realizado sob a mediação do endodontista Nestor Antônio Schmidt.

Resumo: A Semana de Saúde Bucal, instituída por lei em 2001, é comemorada na última semana de outubro, coincindindo com o Dia Nacional do Cirurgião-Dentista. Santa Catarina conta com uma cobertura de 59% de equipes de Saúde Bucal na Atenção Básica. O Seminário de Experiências exitosas em Saúde bucal, da Secretaria de Estado da Saúde (SES) tem objetivo de apresentar os bons resultados obtidos no setor em Santa Catarina e destacar os trabalhos realizados em diferentes municípios que desenvolveram, respectivamente, ações de promoção da saúde e prevenção de agravos em saúde bucal.

Experiências dos municípios: 

RELATO 1 – Anquiloglossia: diagnóstico, tratamento e promoção de saúde bucal em Jaraguá do Sul/SC – Facilitador: Cintia Silveira Gargioni.

RELATO 2 – Uso da Matriz GUT no Centro de Especialidades Odontológicas em Florianópolis/SC: uma ferramenta de planejamento e organização dos processos de trabalho – Facilitador: Fábio Henrique Dias da Silva.

RELATO 3 – Implantação do acesso avançado em saúde bucal em Criciúma/SC – Facilitador: Deivid de Freitas Floriano.

Sobre as webpalestras

Webpalestras são palestras virtuais realizadas todas as quartas e sextas-feiras com temas atuais demandados pelos serviços e profissionais de saúde.

Para participar, é necessário ter cadastro ativo na plataforma do Telessaúde SC (clique aqui caso ainda não seja cadastrado). Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o site do Telessaúde SC, clicar no botão (verde) login e, na nova janela, inserir as suas informações de acesso dentro da caixa ‘Acesso restrito’ (lado direito da tela). Após efetuar o login, será aberto o ambiente restrito da nossa plataforma, onde estão à disposição do profissional os nossos serviços. As webpalestras ficam dentro do ícone de uma webcam (webconferência). Ao clicar, o profissional será direcionado para uma lista de atividades já realizadas, onde pode consultar os slides e o vídeo disponíveis dessas atividades. No canto inferior direito da tela, estará aparecendo uma janela indicando o próximo evento que será realizado. Basta clicar em ‘Entrar’, preencher a lista de presença e confirmar o acesso à sala virtual onde ocorrerá a transmissão da webpalestra. A lista de presença deve ser preenchida caso quem efetuar o login esteja acompanhado de outros profissionais da equipe.

Nossas webpalestras são um serviço consolidado. Já contabilizamos mais de 100 mil participações de profissionais de saúde de todo país! E contamos com um acervo com centenas de videoaulas já realizadas, confira aqui.