Com nossas webpalestras, tentamos abordar os mais diversos temas que envolvem a rotina de trabalho dos profissionais da Atenção Primária à Saúde. Nesta semana, falaremos sobre assuntos relacionados à prevenção e ao tratamento de câncer. Confira a agenda:

semana_14.08 - 16,08

Webpalestra de quarta (07/08), às 15h

A webpalestra “Prevenção de câncer bucal” será realizada com a participação do especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Amadeu Fialho Bastos.

Resumo: O câncer de boca afeta os lábios e o interior da cavidade oral. Dentro da boca devem ser observados gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas), além da região embaixo da língua. Esta webpalestra tem como objetivo mostrar a importância da prevenção e diagnóstico precoce, tendo como objetivos específicos identificar medidas preventivas e levantar os fatores de risco para o desenvolvimento da doença.

Sobre a palestrante: Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Especialista em Estomatologia, Especialista em Radiologia e Imaginologia Odontológica, Habilitação em Odontologia Hospitalar, atua como Cirurgião Bucomaxilofacial do CEO da Prefeitura de Blumenau, responsável pelo serviço de Cirurgia Bucomaxilofacial do Hospital Santo Antônio, em Blumenau.

Webpalestra de sexta (09/08), às 15h

A webpalestra “Uso de Lactobacillus no tratamento e na prevenção de câncer” será realizada com a participação da nutricionista mestre em Oncologia Ana Laura Rdrigues Bordinhão.

Resumo: Lactobacillus são bactérias probióticas amplamente utilizadas, seja na forma de preparos alimentícios ou suplementação de cepas pré determinadas, como recurso para melhora do funcionamento intestinal, redução da permeabilidade intestinal e melhora global da imunidade e saúde. Esta webpalestra tem o objetivo analisar e discutir os dados científicos sobre a eficácia do uso de lactobacillus durante o tratamento e prevenção do câncer.

Sobre o palestrante: Nutricionista graduada pela UFSC, mestre em Oncologia pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital de Câncer de Barretos (SP) dedicando-se à linha de pesquisa de expressão gênica e biologia tumoral, pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional, pós- graduanda em Fitoterapia Funcional. Com experiência hospitalar em Oncologia / cuidados paliativos em Oncologia. Dedica-se exclusivamente à nutrição oncológica na Clínica Noova Oncologia em Florianópolis.

Sobre as webpalestras

Webpalestras são palestras virtuais realizadas todas as quartas e sextas-feiras com temas atuais demandados pelos serviços e profissionais de saúde.

Para participar, é necessário ter cadastro ativo na plataforma do Telessaúde SC (clique aqui caso ainda não seja cadastrado). Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o site do Telessaúde SC, clicar no botão (verde) login e, na nova janela, inserir as suas informações de acesso dentro da caixa ‘Acesso restrito’ (lado direito da tela). Após efetuar o login, será aberto o ambiente restrito da nossa plataforma, onde estão à disposição do profissional os nossos serviços. As webpalestras ficam dentro do ícone de uma webcam (webconferência). Ao clicar, o profissional será direcionado para uma lista de atividades já realizadas, onde pode consultar os slides e o vídeo disponíveis dessas atividades. No canto inferior direito da tela, estará aparecendo uma janela indicando o próximo evento que será realizado. Basta clicar em ‘Entrar’, preencher a lista de presença e confirmar o acesso à sala virtual onde ocorrerá a transmissão da webpalestra. A lista de presença deve ser preenchida caso quem efetuar o login esteja acompanhado de outros profissionais da equipe.

Nossas webpalestras são um serviço consolidado. Já contabilizamos mais de 100 mil participações de profissionais de saúde de todo país! E contamos com um acervo com centenas de videoaulas já realizadas, confira aqui.