Com as webpalestras que realizamos semanalmente você aprende e tira suas dúvidas com especialistas em diferentes áreas. Além disso, ainda pode conseguir certificados de participação. Marque na sua agenda, convide seus colegas e participe.

AgendaTelessaúdeSC_semana3_14.08 - 16,08

 

Webpalestra de quarta (20/11), às 15h

A webpalestra “Imunobiológicos Especiais no SUS – como indicá-los?” será realizada com a participação da médica Sônia Maria de Faria.

Resumo: O Programa Nacional de Imunizações (PNI) disponibiliza, através dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIEs), vacinas e imunoglobulinas para grupos populacionais específicos que por diversas razões requerem a administração destes produtos. Os imunobiológicos especiais, em geral, complementam o calendário nacional de vacinação. Esta webpalestra tem por objetivo divulgar aos profissionais de saúde os imunobiológicos disponíveis nos CRIEs e suas respectivas indicações, além de fornecer informações sobre como solicitar e onde administrar tais produtos. Este conhecimento certamente beneficiará a população que necessita de imunobiológicos especiais, principalmente os imunodeprimidos e portadores de determinadas doenças crônicas.

Sobre a palestrante: Médica responsável pelo CRIE-SC. Infectologista Pediatra do Hospital Infantil Joana de Gusmão – Fpolis- SC, mestre em Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo, Professora do Departamento Materno Infantil do Curso de Medicina da UNISUL e membro do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria

Webpalestra de sexta (22/11), às 15h

A webpalestra “Condutas relacionadas ao tratamento da toxoplasmose em Santa Catarina” será realizada com a participação da farmacêutica Fernanda Alves Cruz.

Resumo: A toxoplasmose é uma zoonose mundialmente distribuída, causada por um protozoário intracelular capaz de infectar aves, seres humanos e outros mamíferos. Apresenta quadro clínico variado, desde infecção assintomática a manifestações sistêmicas extremamente graves. Os medicamentos para toxoplasmose devem ser disponibilizados a todos os pacientes diagnosticados com a referida patologia, conforme as orientações, logística e fluxos definidos pela Secretaria de Saúde. O objetivo desta webpalestra é a orientação sobre a notificação, investigação, fluxos dos processos e do tratamento da toxoplasmose gestacional, congênita e adquirida, conforme nota técnica da Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina.

Sobre o palestrante: Possui graduação em Farmácia (habilitação bioquímica análises clínicas) pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrado na área de concentração de Fármaco-Medicamentos. Atualmente é servidora da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina atuando como farmacêutica da Gerência Técnica da DIAF, desenvolvendo atividades relacionadas ao Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (CESAF) especialmente com os programas da toxoplasmose, HIV/IST e distribuição estadual de penicilinas para tratamento da sífilis. Atua também como farmacêutica analista técnica do Núcleo de Apoio Técnico do Judiciário (NAT-Jus/SC).

Sobre as webpalestras

Webpalestras são palestras virtuais realizadas todas as quartas e sextas-feiras com temas atuais demandados pelos serviços e profissionais de saúde.

Para participar, é necessário ter cadastro ativo na plataforma do Telessaúde SC (clique aqui caso ainda não seja cadastrado). Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o site do Telessaúde SC, clicar no botão (verde) login e, na nova janela, inserir as suas informações de acesso dentro da caixa ‘Acesso restrito’ (lado direito da tela). Após efetuar o login, será aberto o ambiente restrito da nossa plataforma, onde estão à disposição do profissional os nossos serviços. As webpalestras ficam dentro do ícone de uma webcam (webconferência). Ao clicar, o profissional será direcionado para uma lista de atividades já realizadas, onde pode consultar os slides e o vídeo disponíveis dessas atividades. No canto inferior direito da tela, estará aparecendo uma janela indicando o próximo evento que será realizado. Basta clicar em ‘Entrar’, preencher a lista de presença e confirmar o acesso à sala virtual onde ocorrerá a transmissão da webpalestra. A lista de presença deve ser preenchida caso quem efetuar o login esteja acompanhado de outros profissionais da equipe.

Nossas webpalestras são um serviço consolidado. Já contabilizamos mais de 100 mil participações de profissionais de saúde de todo país! E contamos com um acervo com centenas de videoaulas já realizadas, confira aqui.