Profissionais de saúde devem estar preparados para agir de forma rápida e precisa nas mais diversas situações. Para que você saiba como proceder em cada uma delas, nós oferecemos duas webpalestras semanais, nas quais você pode se informar e tirar as suas dúvidas. Ficou interessada(o)? Então, confira os temas da semana e não perca a nenhuma transmissão ao vivo.

SEMANAL_07.08 - 09.08

Webpalestra de quarta (07/08), às 15h

A webpalestra “Dependência química: o que a APS precisa saber” será realizada com a participação do famacêutico, doutor em Neurociências, Ubirajara Duarte dos Santos.

Resumo: O Ministério da Saúde tem observado, nos últimos ano,s um aumento do consumo de drogas de abuso. Particularmente, a fase da vida em que mais se verifica este aumento é na adolescência e no início da fase adulta. Com isso, faz-se necessário uma intervenção esclarecedora sobre como a dependência química se estabelece no corpo humano e quais os mecanismos de ação das drogas de abuso. Esta webpalestra tem o objetivo de elucidar os processos biológicos básicos que norteiam a dependência química.

Referências: Nacional Institute of DrugAbuse (NIDA)https://www.drugabuse.gov. Swift, R. M.; Lewis, D. C. Farmacologia da Dependência Química. In: GOLAN, David E. et al. Princípios de farmacologia: a base fisiopatológica da farmacoterapia. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.

Sobre a palestrante: Farmacêutico, mestre em Farmacologia, área de concentração Psicofarmacologia, doutor em Neurociências, área de concentração Psicobiologia. Atua como professor de farmacologia e toxicologia na Universidade do Sul de Santa Catarina em Palhoça e Tubarão/SC. Palestrante nos temas dependência química, neurobiologia da depressão e da ansiedade.

Webpalestra de sexta (09/08), às 15h

A webpalestra “Abordagem inicial às intoxicações agudas por medicamentos” será realizada com a participação do médico Ademilson Ferreira.

Resumo: As intoxicações são causas comuns de procura por atendimento em serviços de saúde em todo o mundo. Esta webpalestra tem o objetivo de discutir o manejo inicial nas intoxicações agudas por medicamentos, com foco no profissional de saúde da Atenção Primária à Saúde.

Sobre o palestrante: Médico com residências médicas em clínica médica e cardiologia, mestrando em Informática em Saúde pela UFSC. Atua como cardiologista no Hospital Universitário da UFSC e como médico do Centro de Informações e Assistência Toxicológica de Santa Catarina – CIATOX-SC.

Sobre as webpalestras

Webpalestras são palestras virtuais realizadas todas as quartas e sextas-feiras com temas atuais demandados pelos serviços e profissionais de saúde.

Para participar, é necessário ter cadastro ativo na plataforma do Telessaúde SC (clique aqui caso ainda não seja cadastrado). Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o site do Telessaúde SC, clicar no botão (verde) login e, na nova janela, inserir as suas informações de acesso dentro da caixa ‘Acesso restrito’ (lado direito da tela). Após efetuar o login, será aberto o ambiente restrito da nossa plataforma, onde estão à disposição do profissional os nossos serviços. As webpalestras ficam dentro do ícone de uma webcam (webconferência). Ao clicar, o profissional será direcionado para uma lista de atividades já realizadas, onde pode consultar os slides e o vídeo disponíveis dessas atividades. No canto inferior direito da tela, estará aparecendo uma janela indicando o próximo evento que será realizado. Basta clicar em ‘Entrar’, preencher a lista de presença e confirmar o acesso à sala virtual onde ocorrerá a transmissão da webpalestra. A lista de presença deve ser preenchida caso quem efetuar o login esteja acompanhado de outros profissionais da equipe.

Nossas webpalestras são um serviço consolidado. Já contabilizamos mais de 100 mil participações de profissionais de saúde de todo país! E contamos com um acervo com centenas de videoaulas já realizadas, confira aqui.