Doenças crônicas e violência contra a mulher serão os destaques da semana. Cadastre-se na nossa plataforma e não perca nenhuma das nossas transmissões, nas quais é possível interagir com o/a palestrante e tirar suas dúvidas ao vivo! Mas não para por aí: o Telessaúde SC traz mais conteúdo para você. Na quinta-feira exibiremos um webseminário. Participe!

Agenda semana 25.09

Webpalestra de quarta (25/09), às 15h

A webpalestra “Consulta de enfermagem para pessoas em condições crônicas” será realizada com a participação da enfermeira Priscila Juceli Romanoski.

Resumo: As doenças crônicas avançam continuamente e a consulta de enfermagem, regulamentada em 1986 e caracterizada como feita exclusivamente pelo(a) enfermeiro(a), ainda enfrenta desafios nas Unidades Básicas de Saúde para atender a essa demanda. O objetivo dessa webpalestra é abordar os desafios da consulta de enfermagem considerando pessoas com doenças crônicas na Atenção Básica. Serão abordados assuntos sobre o processo de enfermagem, registros de consultas de enfermagem, protocolos de enfermagem, enfatizando a abordagem à pessoa com doença crônica.

Sobre a palestrante: Enfermeira, especialista em Saúde Pública e Saúde da Família, mestre e atualmente doutoranda em enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (PEN/UFSC).

Webpalestra de sexta (27/09), às 15h

A webpalestra “Violência contra a mulher: Atuação dos profissionais de saúde na APS” será realizada com a participação da delegada coordenadora Delegacias de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso Patricia Maria Zimmermann.

Resumo: A violência manifesta-se de diferentes formas, em distintas circunstâncias e com diversos tipos de atos. Nesta webpalestra será dado destaque à violência praticada contra as mulheres, que vem sendo ponto central de diversos debates pelo país. As violências contra as mulheres podem se manifestar através de violência física, psicológica, sexual, econômica e no trabalho. Nesta webpalestra vamos discutir como os profissionais de saúde que atuam na APS podem identificar os sinais da agressão e quais medidas podem ser tomadas, como forma de prevenção ao feminicídio.

Sobre o palestrante: Delegada, coordenadora estadual das DPCAMIs – Delegacias de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso.

Webseminário (26/09), às 15h

O webseminário “Programa Saúde na Escola: experiências de municípios catarinenses” será realizado sob a coordenação de Silvana Helena de Oliveira Crippa e Gabriela Machado Rodrigues, da Diretoria de Atenção Primária à Saúde.

Resumo: A escola é a área institucional privilegiada para o encontro da educação e da saúde: espaço para a convivência social e para o estabelecimento de relações favoráveis à promoção da saúde pelo viés de uma Educação Integral. Neste contexto, o Programa Saúde na Escola (PSE) tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.O objetivo do ebseminário é promover a troca de experiência e aprendizagem colaborativa sobre experiências exitosas de implantação e desenvolvimento do Programa Saúde na Escola no Estado de Santa Catarina.

Experiências dos municípios:  PSE em São José: Diferentes formas de abordagem nutricional – Facilitadora: Kênia Relato, PSE em Santa Rosa de Lima: Biodança na escola – Facilitadora: Vanessa Pacheco,  PSE em Flor do Sertão (tema – em aberto) Facilitadora: aguardando retorno.

Sobre as webpalestras

Webpalestras são palestras virtuais realizadas todas as quartas e sextas-feiras com temas atuais demandados pelos serviços e profissionais de saúde.

Para participar, é necessário ter cadastro ativo na plataforma do Telessaúde SC (clique aqui caso ainda não seja cadastrado). Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o site do Telessaúde SC, clicar no botão (verde) login e, na nova janela, inserir as suas informações de acesso dentro da caixa ‘Acesso restrito’ (lado direito da tela). Após efetuar o login, será aberto o ambiente restrito da nossa plataforma, onde estão à disposição do profissional os nossos serviços. As webpalestras ficam dentro do ícone de uma webcam (webconferência). Ao clicar, o profissional será direcionado para uma lista de atividades já realizadas, onde pode consultar os slides e o vídeo disponíveis dessas atividades. No canto inferior direito da tela, estará aparecendo uma janela indicando o próximo evento que será realizado. Basta clicar em ‘Entrar’, preencher a lista de presença e confirmar o acesso à sala virtual onde ocorrerá a transmissão da webpalestra. A lista de presença deve ser preenchida caso quem efetuar o login esteja acompanhado de outros profissionais da equipe.

Nossas webpalestras são um serviço consolidado. Já contabilizamos mais de 100 mil participações de profissionais de saúde de todo país! E contamos com um acervo com centenas de videoaulas já realizadas, confira aqui.