Saúde bucal e saúde do idoso: aqui, toda semana temos novidades e assuntos diferentes a serem discutidos nas webpalestras. E se você participa ao vivo, pode tirar suas dúvidas diretamente com o especialista que está palestrando. Então, veja os detalhes e avise seus colegas!

27.11

Webpalestra de quarta (27/11), às 15h

A webpalestra “O papel dos profissionais da saúde no atendimento do paciente com câncer de boca” será realizada com a participação da dentista Caroline Zimmermann.

Resumo: O câncer de boca é considerado o quinto tipo de câncer mais comum entre homens no Brasil. Ele pode afetar os lábios e a cavidade bucal. Os profissionais da saúde têm um importante papel na detecção precoce da doença, conhecendo seus fatores de risco, identificando as lesões bucais sugestivas de malignidade e também as potencialmente cancerizáveis. O cirurgião-dentista tem, ainda, um importante papel no tratamento odontológico do paciente diagnosticado com a doença, conhecer as potenciais sequelas do tratamento oncológico e intervir no sentido de minimizá-las. Esta webpalestra tem o objetivo de reforçar o importante papel dos profissionais que atuam na APS na detecção precoce e encaminhamentos dos pacientes suspeitos.

Sobre a palestrante: Graduada em Odontologia (2012) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre (2015) e Doutora (2019) em Odontologia na área de Diagnóstico Bucal pela UFSC e Especialista em Estomatologia pela Universidade Positivo (Curitiba, Paraná – 2018). Participa há 10 anos do Ambulatório de Estomatologia do Hospital Universitário (HU) da UFSC e do Ambulatório para pacientes com câncer de boca do Núcleo do Odontologia Hospitalar do HU/UFSC.

Webpalestra de sexta (29/11), às 15h

A webpalestra “Alimentação saudável para a pessoa idosa” será realizada com a participação da nutricionista Raquel Milani El Kik.

Resumo: O envelhecimento é acompanhado por várias alterações que atingem significativamente o estado nutricional do idoso. Uma alimentação adequada é fundamental para a promoção da saúde nesta fase da vida. Nosso país encontra-se em acelerado processo de envelhecimento e a capacitação dos profissionais envolvidos na atenção ao idoso acerca dos conhecimentos sobre a alimentação torna-se emergente. Esta webpalestra trará um panorama sobre o estado nutricional dos idosos brasileiros, abordará as principais alterações nutricionais decorrentes do envelhecimento e pretende propor caminhos para melhores escolhas alimentares visando mais saúde à pessoa idosa.

Sobre o palestrante: Nutricionista, doutora e mestre em Gerontologia Bomédica (PUCRS). Especialista em Terapia Nutricional Parenteral e Enteral e em Nutrição Clínica. Atua em consultório de Nutrição em Geriatria e atendimento domiciliar. É professora da disciplina de Nutrição do curso de especialização em Gerontologia da Faculdade Guilherme Guimbala e consultora em atendimento nutricional geriátrico.

Sobre as webpalestras

Webpalestras são palestras virtuais realizadas todas as quartas e sextas-feiras com temas atuais demandados pelos serviços e profissionais de saúde.

Para participar, é necessário ter cadastro ativo na plataforma do Telessaúde SC (clique aqui caso ainda não seja cadastrado). Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o site do Telessaúde SC, clicar no botão (verde) login e, na nova janela, inserir as suas informações de acesso dentro da caixa ‘Acesso restrito’ (lado direito da tela). Após efetuar o login, será aberto o ambiente restrito da nossa plataforma, onde estão à disposição do profissional os nossos serviços. As webpalestras ficam dentro do ícone de uma webcam (webconferência). Ao clicar, o profissional será direcionado para uma lista de atividades já realizadas, onde pode consultar os slides e o vídeo disponíveis dessas atividades. No canto inferior direito da tela, estará aparecendo uma janela indicando o próximo evento que será realizado. Basta clicar em ‘Entrar’, preencher a lista de presença e confirmar o acesso à sala virtual onde ocorrerá a transmissão da webpalestra. A lista de presença deve ser preenchida caso quem efetuar o login esteja acompanhado de outros profissionais da equipe.

Nossas webpalestras são um serviço consolidado. Já contabilizamos mais de 100 mil participações de profissionais de saúde de todo país! E contamos com um acervo com centenas de videoaulas já realizadas, confira aqui.