Nesta semana, você confere mais duas webpalestras sobre temas importantíssimos para quem trabalha com Atenção Primária à Saúde. Saiba os detalhes abaixo e agende-se para participar ao vivo!

04.12

Webpalestra de quarta (04/12), às 15h

A webpalestra “Atenção à saúde para as pessoas em situação de rua” será realizada com a participação da psicóloga Lívia Maria Fontana.

Resumo: Apesar da Constituição Federal garantir a saúde como dever do Estado e direito de todos e o SUS estar embasado em princípios como universalidade, integralidade e equidade; na prática, o direito à saúde das pessoas em situação de rua ainda é um desafio constante. Esta webpalestra tem o objetivo de discutir os limites e as possibilidades da atenção à saúde para as pessoas em situação de rua, passando pela revisão do marco legal, manuais e cartilhas, dialogando com a produção acadêmica e a experiência prática do cuidado à saúde desse grupo, abordando questões como: conceito, perfil, necessidades e estratégias de cuidado.

Sobre a palestrante: Psicóloga da equipe do Consultório na Rua da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Florianópolis. Possui graduação em Psicologia, Especialização em Saúde Pública, Especialização em Saúde da Família e Mestrado Profissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, todos pela UFSC.

Webpalestra de sexta (06/12), às 15h

A webpalestra “Insulinoterapia no diabético – Práticas seguras para preparo, armazenamento e aplicação de insulina” será realizada com a participação da médica Tanise Damas.

Resumo: O tratamento insulínico pode ser realizado com diferentes tipos de insulina, além de dispositivos com distintas características e indicações de uso. O profissional de saúde deve manter-se atualizado e ser capacitado (dispondo dos recursos necessários) a educar e a treinar o usuário de insulina, os seus responsáveis e os cuidadores para a condução de um tratamento seguro. Esta webpalestra tem o objetivo de discutir sobre as formas corretas e mais indicadas para o preparo, armazenamento e aplicação dos diversos tipos de insulinas prescritas para pacientes diabéticos na rede de atenção à saúde pública.

Sobre o palestrante: Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina. Residência em Clínica Médica e em Endocrinologia e Metabologia. Pós graduação em Sexualidade Humana. Membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia (SBEM). Diretora da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) Regional Santa Catarina. Diretora do Sindicato dos Médicos de Santa Catarina (SIMESC) Regional Joinville. Escritora no site O Segredo. Teleconsultora no Telessaúde/SC. Preceptora em residência de Clínica Médica no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt. Co-autora em projeto de pesquisa sobre teleconsulta em pacientes com diabetes tipo 2.

Sobre as webpalestras

Webpalestras são palestras virtuais realizadas todas as quartas e sextas-feiras com temas atuais demandados pelos serviços e profissionais de saúde.

Para participar, é necessário ter cadastro ativo na plataforma do Telessaúde SC (clique aqui caso ainda não seja cadastrado). Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o site do Telessaúde SC, clicar no botão (verde) login e, na nova janela, inserir as suas informações de acesso dentro da caixa ‘Acesso restrito’ (lado direito da tela). Após efetuar o login, será aberto o ambiente restrito da nossa plataforma, onde estão à disposição do profissional os nossos serviços. As webpalestras ficam dentro do ícone de uma webcam (webconferência). Ao clicar, o profissional será direcionado para uma lista de atividades já realizadas, onde pode consultar os slides e o vídeo disponíveis dessas atividades. No canto inferior direito da tela, estará aparecendo uma janela indicando o próximo evento que será realizado. Basta clicar em ‘Entrar’, preencher a lista de presença e confirmar o acesso à sala virtual onde ocorrerá a transmissão da webpalestra. A lista de presença deve ser preenchida caso quem efetuar o login esteja acompanhado de outros profissionais da equipe.

Nossas webpalestras são um serviço consolidado. Já contabilizamos mais de 100 mil participações de profissionais de saúde de todo país! E contamos com um acervo com centenas de videoaulas já realizadas, confira aqui.