Nessa semana, profissionais dos núcleos de Telessaúde da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Federal de Roraima (UFRR) estiveram reunidos em Boa Vista (RR), onde realizaram encontros com parceiros institucionais para alinhamento e pactuação de ações. O Telessaúde UFSC, por indicação do Ministério da Saúde, é parceiro técnico da UFRR na implantação de soluções em saúde digital em Roraima. O Sistema de Telemedicina e Telessaúde (STT), plataforma digital pública desenvolvida e mantida pela UFSC, já está sendo utilizado por profissionais de saúde que atuam nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dsei) Leste, Yanomami e Ye’kuana.

A visita da equipe do Telessaúde UFSC aconteceu entre os dias 19 e 21 de maio de 2025. A equipe foi composta pelos apoiadores operacionais Marcos Aurélio Maeyama e Rafaela Souza Petrolini, e da coordenadora geral do Núcleo Maria Cristina Marino Calvo. Na segunda-feira (19), o grupo se reuniu com gestores da Secretaria Municipal de Saúde de Boa Vista (Semsa). Já na terça-feira (20), o encontro aconteceu com coordenadores das áreas de Atenção Básica, Atenção Especializada e Regulação, Avaliação e Controle da Secretaria Estadual de Saúde de Roraima (Sesau).

“Nosso objetivo é estender as soluções em telessaúde de forma operacional e eficiente para toda a rede do SUS em nosso estado por meio de parcerias e pactuações”, afirma Júlio Fraulob, coordenador do Telessaúde UFRR.

*Com colaboração da equipe de comunicação do Telessaúde UFRR.