Na quinta-feira, 05/04/18, às 15h, será realizada a webpalestra sobre a Prevenção da Sífilis Congênita na Atenção Básica, com a médica de família e comunidade Maria Simone Pan, que atua na área técnica Saúde da Mulher Gerência de Coordenação da Atenção Básica – GEABS Secretaria Estadual de Saúde/SC.

A sífilis é uma doença infecciosa sexualmente transmissível causada pela bactéria Treponema pallidum, cujos sintomas podem se manifestar de forma variada em três estágios, ao longo de dois a três meses e até anos, podendo, na terceira fase, até matar. Os casos de sífilis vêm aumentando ano a ano no mundo, no Brasil e em Santa Catarina. No Estado, nos últimos seis anos (2010-2015), 15.797 pessoas foram diagnosticadas com sífilis adquirida e 3.339 novos casos em gestantes. Os números de sífilis congênita também aumentaram, passando de 76 casos em 2010 para 475 casos em 2015, incremento de, aproximadamente, 5 vezes. O objetivo da webpalestra será atualizar os dados epidemiológicos, abordar o diagnóstico, a classificação clínica, o tratamento da sífilis e a prevenção da Sífilis Congênita.

Para participar da webpalestra, você precisa ser cadastrado no Telessaúde SC. Caso não possua cadastro, envie suas informações aqui.

Em caso de dúvidas ou problemas com usuário e senha, você pode escrever para telessaude.sc@saude.sc.gov.br.

Contamos com a sua participação!