Na terça-feira, 14/08/2018, às 15h, será realizado o fórum discussão PIC: Shantala na Atenção Básica. A naturóloga Priscila Cardoso Jorge será a responsável por conduzir a conversa e tirar as dúvidas.

Priscila é graduada em Naturologia Aplicada pela Universidade do Sul de Santa Catarina e especialista em Acupuntura pela Faculdade de Tecnologia Ibrate. Atualmente trabalha na Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras/SC com as Práticas Integrativas e Complementares. Também atua como coordenadora técnica do projeto Farmácia Natural, premiado pelo InovaSUS 2015, e na coordenação do projeto Balneoterapia, premiado pela Mostra Brasil Aqui tem SUS 2017. É docente das disciplinas de Dietética funcional, Cromoterapia, Hidroterapia, Geoterapia, Aromaterapia, Reflexoterapia e Gestão de Projetos da Pós de Terapias Integrativas e Complementares na Instituição Fisiomar em Itajaí/SC.

Resumo

A Shantala é uma massagem de origem indiana para as mães, pais, irmãos, avós realizarem com seus bebês. O toque no bebê promove relaxamento, melhora do sono e do funcionamento gastrointestinal,  ajudando no alívio de cólicas. O fórum de discussão apresentará o relato de experiência de Balneário Piçarras que utiliza desde 2014 a técnica como recurso de educação em saúde nos grupos de gestantes para promover o fortalecimento do pré-natal e o parto humanizado, voltado para o cuidado continuado e integral em saúde. O apoio da Shantala fortaleceu e aumentou a adesão das mães e familiares nos Grupos de Gestantes do município.

Referência

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS: PNPIC: atitude de ampliação de acesso. 2 ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2018. Público alvo: todos os profissionais da atenção básica

Público-alvo

Este fórum de discussão é voltado para todos os profissionais de saúde da Atenção Básica.

Sobre os fóruns de discussão

Os fóruns de discussão são um encontro entre profissionais e equipes de saúde para discutir um assunto de interesse comum. O foco é a interação e o compartilhamento de experiências entre os participantes.

Os fóruns não ficam gravados, para preservar os  profissionais que compartilham sua prática.

Venha participar com a gente!