Neste mês, a equipe de Tele-educação do Telessaúde SC preparou o lançamento de dois novos minicursos! São eles: (a) Manejo da dengue na Atenção Primária à Saúde e (b) Redes de Atenção à Saúde – RAS.

As inscrições para os minicursos serão abertas no dia 22/07/2019 (próxima segunda-feira), às 8h (Horário Oficial de Brasília-DF), através do Moodle do Telessaúde SC (acesso pela plataforma virtual do STT). Assim como os demais minicursos ofertados pelo Telessaúde SC, estes também são gratuitos, realizados on-line, a distância e com acompanhamento de tutores para suporte e auxílio às necessidades dos(as) alunos(as). Desta forma, você tem a comodidade de montar a sua rotina de estudos de acordo com a sua disponibilidade, dentro do cronograma de conclusão. Ao final, no prazo de 30 dias após o encerramento das atividades do minicurso, você receberá um certificado emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina. Se interessou?! Conheça mais sobre os dois novos minicursos:

MinicursoDengue-12

(a) Manejo da dengue na Atenção Primária à Saúde (200 vagas):

A dengue é uma doença infecciosa aguda, febril, causada por um arbovírus da família Flaviviridae. Esta arbovirose é causada pelo arbovírus dos sorotipos DEN 1, 2, 3 e 4 transmitido pela fêmea do mosquito Aedes aegypti. A nova classificação do Ministério da Saúde, utilizada desde 2014, trata a dengue como uma doença única, dinâmica e sistêmica. Ou seja, a doença pode sempre evoluir para remissão dos sintomas ou pode agravar-se, exigindo constante reavaliação e observação para implementação de intervenções oportunas e prevenção de óbitos. No Brasil, até maio de 2019, foram registrados 965.037 casos prováveis de dengue (462,9 casos/100 mil hab.). Destes, 295 foram a óbito. Dessa forma, observa-se um incremento no número de casos prováveis em 2019, quando comparado ao mesmo período de 2018. Diante da preocupante situação brasileira e da alta probabilidade de agravamento da doença, é importante que os profissionais de saúde que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS) estejam preparados para identificar e fazer o correto manejo dos casos da doença com o objetivo de prevenir os óbitos por esta causa. Este curso tem como público-alvo os profissionais de saúde de nível superior que atuam na Atenção Básica e tem uma carga horária de 20 horas.

MinicursoRAS-05

(b) Redes de Atenção à Saúde – RAS (200 vagas):

As transições demográfica e epidemiológica representam um aumento importante das condições crônicas, levando à crise contemporânea dos sistemas de atenção à saúde em todo mundo. O Brasil apresenta uma situação de saúde de tripla carga de doenças, manifestada na convivência de doenças infecciosas, parasitárias e problemas de saúde reprodutiva, causas externas e doenças crônicas. A organização fragmentada do sistema de saúde brasileiro, na rede pública ou privada, favorece o atendimento das condições agudas e não alcança melhoria efetivas nas condições de saúde da população. A solução está em recompor a coerência entre a situação de tripla carga de doenças com uma resposta social estruturada em sistemas integrados de saúde: as Redes de Atenção à Saúde (RAS). As RAS são arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas que, integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado. Há evidências na literatura que as RAS podem melhorar a qualidade dos serviços, os resultados sanitários e a satisfação dos usuários e reduzir os custos dos sistemas de atenção à saúde. Considerando esses fatores, o objetivo deste curso é atualizar os profissionais e gestores em saúde sobre as Redes de Atenção à Saúde (RAS), conceitos, princípios básicos e as possibilidades de arranjos regionais, a fim de contribuir com a organização das redes municipais de saúde. O curso tem como público-alvo os gestores e os profissionais de saúde de nível médio e superior que atuam na APS. A carga horária é de 40 horas.

Não perca esta oportunidade!

As inscrições para o curso abrem no dia 22 de julho, a partir da 8h (Horário Oficial de Brasília-DF), e permanecem abertas até o dia 26 de julho ou até o preenchimento de todas as vagas. Para se inscrever é necessário ter cadastro ativo no Telessaúde SC. Ainda não utiliza os nossos serviços? Preencha este formulário com os seus dados e passe a fazer da nossa plataforma a sua ferramenta de educação permanente e apoio assistencial. Após as informações serem conferidas pela nossa equipe de cadastro, você receberá por e-mail um login e uma senha. Com eles, você poderá acessar o ambiente restrito da nossa plataforma e o Moodle, onde realizará a autoinscrição e o curso.

Fique sempre conectado com a gente através do FacebookInstagram ou YouTube.

Dúvidas? Entre em contato através do telefone 48 3271 4448 ou do e-mail telessaudesc@gmail.com. Esperamos por você!