Iniciando nossas atividades da tele-educação em julho, teremos a webpalestra: “Estratégia GAM: Cuidado pautado na necessidade e empoderamento”. A Gestão Autônoma da Medicação é uma estratégia que visa garantir, aos usuários de psicotrópicos, participação nas decisões relativas aos seus tratamentos. Diálogo e troca de informações entre os envolvidos nos tratamentos em saúde mental são alguns dos princípios importantes dessa estratégia. Nesta webpalestra, iremos abordara a Estratégia GAM e o seu papel na APS. Compartilhe o convite, conecte-se na data e horário marcados, e participe para tirar suas dúvidas com o palestrante convidado!
Webpalestra de quarta (03/07), às 15h
A webpalestra “Estratégia GAM: Cuidado pautado na necessidade e empoderamento” será realizada com a participação de Deivisson Viana, médico e professor da UFPR.
Resumo: A Gestão Autônoma da Medicação é uma estratégia que visa garantir, aos usuários de psicotrópicos, participação nas decisões relativas aos seus tratamentos. Diálogo e troca de informações entre os envolvidos nos tratamentos em saúde mental são princípios importantes dessa estratégia. A estratégia GAM visa à criação de espaços e grupos nos quais se possa conversar e refletir sobre os medicamentos e seus efeitos na vida de cada um. Questionam-se as relações de poder no tratamento em saúde mental, a fim de garantir aos usuários efetiva participação nas decisões relativas aos seus tratamentos, pressupondo que, para isto, são fundamentais o diálogo e a troca entre os atores envolvidos no processo decisório. Assim, debateremos sobre esta estratégia baseada em um dos pilares da reforma psiquiátrica: o cuidado pautado nas necessidades daqueles que nos procuram.
Sobre o palestrante: Médico, Psiquiatra, Mestre e Doutor em Saúde Coletiva. Atualmente é docente adjunto do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Pró-Reitor da Rede Nacional PROFSAUDE de mestrados profissionais em saúde da família, Vice-Presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva e pesquisador permanente dos programas de pós-graduação em Saúde Coletiva e Saúde da Família da UFPR. Trabalhou na supervisão e gestão em diversos equipamentos de saúde de Campinas-SP (2005 a 2013), onde foi Coordenador Municipal de Saúde Mental (2009-2011). Também, coordenou a municipalização e reestruturação dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Curitiba-PR (2014-2017). Tem experiência nas áreas de Saúde Mental na Atenção Primária, Reabilitação psicossocial para populações vulnerabilizadas e Gestão em Saúde, com mais de 60 artigos e capítulos de livro publicados com estas temáticas.
Sobre as webpalestras
Webpalestras são palestras virtuais realizadas todas as quartas-feiras com temas atuais demandados pelos serviços e pelos profissionais de saúde da APS. Para participar é necessário ter cadastro ativo na plataforma (STT) do Telessaúde UFSC (clique aqui caso ainda não seja cadastrado ou aqui para saber como se cadastrar – ATENÇÃO: o cadastro deve ser realizado 24 horas antes do evento que se deseja participar).
Nossas webpalestras são um serviço consolidado. Já contabilizamos mais de 100 mil participações de profissionais de saúde de todo país! E contamos com um acervo com centenas de videoaulas já realizadas, confira aqui.
Como participar da transmissão ao vivo
1. Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o link https://tele-educacao.telessaude.ufsc.br/.
2. Após efetuar o login, as webpalestras estarão dentro da aba “Webconferência”. Basta acessar a atividade em destaque em “Ao vivo”.
3. Veja a arte abaixo com as orientações para preenchimento da lista de presença.
Certificado de participação
Todo profissional que participar ao longo do ano de, no mínimo, 10 (dez) transmissões ao vivo de webpalestras e registrar corretamente a presença na lista, com o login através do STT, receberá o certificado de participação emitido pela equipe de Tele-educação. Esse certificado é encaminhado diretamente ao e-mail do profissional no início de cada ano. Não é feita a emissão de certificado de participação para atividades avulsas.