O Telessaúde traz nesta semana o webseminário: E quando não se quer parar? Conhecendo a redução de danos. Na atividade virtual, serão abordados os principais aspectos da Redução de Danos, seus desafios e impactos na saúde pública do país. Compartilhe o convite, conecte-se na data e horário marcados, e participe para tirar suas dúvidas com as palestrantes convidadas.

chamada web

Webseminário de quinta (12/09), às 15h

O webseminário “E quando não se quer parar? Conhecendo a redução de danos” será realizado com a participação das psicólogas Luciane Raupp e Joice Pacheco.

Resumo: A Redução de Danos é uma abordagem de cuidado essencial para pessoas que usam drogas, focada em minimizar riscos e danos biológicos, psicossociais e econômicos, sem impor a abstinência como condição. Neste webseminário, exploraremos a trajetória histórica e a configuração atual da Redução de Danos no Brasil, discutindo suas práticas, desafios e impactos no contexto das políticas de saúde pública.

Sobre as palestrantes: 

Luciane Raupp: Psicóloga, com mestrado em Psicologia Social e Institucional, doutorado em Saúde Pública e pós doutorado em Psicologia. Entre 2019 e 2020 foi Professora Visitante no Department of Sciences da Utrecht University. Atualmente é professora do curso de Psicologia da UNISUL e membro da Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas (RENFA-SC). É pesquiadora do Grupo de Pesquisa do CNPq “Clínica da Atenção Psicossocial e Uso de Álcool e outras Drogas” e do GT “Drogas e Sociedade” da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). É filiada à Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas (ABRAMD), na qual foi presidente por duas gestões.

Joice Pacheco: Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Psicologia de Joinville (2004). Mestre em Saúde Mental e Atenção psicossocial UFSC (2015), aperfeiçoamentos em violência contra criança e adolescente (2009) e em saúde da população em situação de rua pela Fiocruz (2015). Especialização em psicanálise contemporânea pela Escola de psicoterapia psicanalítica de Maringá (2023). Experiência como psicóloga de políticas públicas desde 2005. Responsável pela implantação do Consultório na Rua na cidade de Joinville SC. Atualmente psicóloga da Prefeitura Municipal de Joinville (2011 – atual) no serviço do Consultório na Rua e docente da Católica SC (2021) no curso de Psicologia. Líder do grupo de pesquisa Psicologia Saúde e Sociedade, do curso de psicologia da Católica SC com linha de pesquisa em saúde da população em situação de rua.

Sobre as webpalestras
Webpalestras são palestras virtuais realizadas todas as quartas-feiras com temas atuais demandados pelos serviços e pelos profissionais de saúde da APS. Para participar é necessário ter cadastro ativo na plataforma (STT) do Telessaúde UFSC (clique aqui caso ainda não seja cadastrado ou aqui para saber como se cadastrar – ATENÇÃO: o cadastro deve ser realizado 24 horas antes do evento que se deseja participar).
Nossas webpalestras são um serviço consolidado. Já contabilizamos mais de 100 mil participações de profissionais de saúde de todo país! E contamos com um acervo com centenas de videoaulas já realizadas, confira aqui.

Como participar da transmissão ao vivo
1. Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o link https://tele-educacao.telessaude.ufsc.br/.
2. Após efetuar o login, as webpalestras estarão dentro da aba “Webconferência”. Basta acessar a atividade em destaque em “Ao vivo”.
3. Veja a arte abaixo com as orientações para preenchimento da lista de presença.

TelessaúdeUFSC_STT2_Acessar-webconferências

Certificado de participação
Todo profissional que participar ao longo do ano de, no mínimo, 10 (dez) transmissões ao vivo de webpalestras e registrar corretamente a presença na lista, com o login através do STT, receberá o certificado de participação emitido pela equipe de Tele-educação. Esse certificado é encaminhado diretamente ao e-mail do profissional no início de cada ano. Não é feita a emissão de certificado de participação para atividades avulsas.