Semana nova, agenda nova! Toda semana o Telessaúde SC prepara duas webpalestras sobre assuntos relevantes e atuais para contribuir com a educação permanente dos profissionais de saúde que atuam na APS. Confira quais serão os próximos temas e não deixe de participar:
Webpalestra de quarta (17/07), às 15h
A webpalestra “Enfermagem: manuseio de sondas e drenos” será realizada com a participação da enfermeira e conselheira do COREN-SC Daniella Regina Farinella Jora.
Resumo: Cateter ou sonda é um dispositivo constituído por um tubo que pode ser confeccionado em diversos materiais: borracha, polietileno, silicone, teflon. Os tipos de sondas e drenos mais comuns são tecnologias que contribuem para um cuidado mais efetivo ao usuário de saúde. Os tipos de drenagem são aberta e fechada, com sistema de um frasco, sistema de dois frascos e sistema de três frascos. A Enfermagem como componente da equipe de saúde, desempenha um papel preponderante, ativo e de responsabilidade crescente nos cuidados relacionados as sondas, desde de administração, vigilância, manutenção e controle, com importante atenção para a prevenção de possíveis complicações na Atenção Básica. Esta webpalestra tem como objetivo dialogar com os profissionais de enfermagem sobre o manejo de pessoas em uso de sondas e drenos, afim de promover atualização sobre o processo de cuidar da enfermagem e manejo dos dispositivos na Atenção Básica.
Sobre a palestrante: Possui graduação em Enfermagem, mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho, especialista em Saúde Mental Coletiva, especialista em Saúde Pública, especialista em Gestão Educacional e Especialista em Docência para Educação Profissional. Atualmente atua na Coordenação Estadual de Saúde no Departamento Regional do Senac/SC, como Conselheira do Conselho Regional de Enfermagem de SC – Gestão 2018-2020, colaborando nas ações de Educação da Aben/SC e como Docente de cursos de especialização em Saúde do Censupeg Brasil.
Webpalestra de sexta (19/07), às 15h
A webpalestra “O papel dos profissionais de saúde no atendimento às crianças com deformidades crânio-faciais” será realizada com a participação do cirurgião plástico e craniofacial Luis Gustavo Ferreira da Silva.
Resumo: O tratamento das deformidades craniofaciais deve ser multidisciplinar e realizado em centros especializados . A multidisciplinaridade é essencial pois são vários os sistemas envolvidos na alimentação, fonação, audição, e crescimento facial. Esta webpalestra tem o objetivo de orientar em termos práticos os profissionais de saúde da atenção básica, para que possam atuar em conjunto com os centros especializados, as famílias e os próprios pacientes na avaliação e resolução das demandas diárias. Sabemos que o nível básico de saúde é o mais próximo aos pacientes, com influência primordial na qualidade de vida dos pacientes com anomalias craniofaciais, e por isso essencial na formação da equipe de cuidados de saúde.
Referências: Neligan, Peter – in “Plastic Surgery” – vol. 3 – Craniofacial, Head and Neck Surgery – Pediatric Plastic Surgery.
Sobre o palestrante: Cirurgião plástico e craniofacial do Serviço de Cirurgia Plástica e do Grupo de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais do Hospital Infantil Joana de Gusmão da SES-SC e do Serviço de Cirurgia Plástica e Queimados do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina, onde é preceptor da residência médica de Cirurgia Plástica e Queimados.
Sobre as webpalestras
Webpalestras são palestras virtuais realizadas todas as quartas e sextas-feiras com temas atuais demandados pelos serviços e profissionais de saúde.
Para participar, é necessário ter cadastro ativo na plataforma do Telessaúde SC (clique aqui caso ainda não seja cadastrado). Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o site do Telessaúde SC, clicar no botão (verde) login e, na nova janela, inserir as suas informações de acesso dentro da caixa ‘Acesso restrito’ (lado direito da tela). Após efetuar o login, será aberto o ambiente restrito da nossa plataforma, onde estão à disposição do profissional os nossos serviços. As webpalestras ficam dentro do ícone de uma webcam (webconferência). Ao clicar, o profissional será direcionado para uma lista de atividades já realizadas, onde pode consultar os slides e o vídeo disponíveis dessas atividades. No canto inferior direito da tela, estará aparecendo uma janela indicando o próximo evento que será realizado. Basta clicar em ‘Entrar’, preencher a lista de presença e confirmar o acesso à sala virtual onde ocorrerá a transmissão da webpalestra. A lista de presença deve ser preenchida caso quem efetuar o login esteja acompanhado de outros profissionais da equipe.
Nossas webpalestras são um serviço consolidado. Já contabilizamos mais de 100 mil participações de profissionais de saúde de todo país! E contamos com um acervo com centenas de videoaulas já realizadas, confira aqui.