O Núcleo de Telessaúde Santa Catarina está passando por um período crítico de financiamento do projeto e isso tem gerado impacto na oferta dos nossos serviços. Financiado e regulamentado pelo Ministério da Saúde, vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina e atuando em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde há mais de 10 anos, o Núcleo sempre ofereceu serviços de apoio assistencial e educação permanente aos profissionais de saúde de todos os municípios catarinenses e de outros estados brasileiros. Nossa cartela de serviços abrange todas as ofertas regulamentadas pelo Ministério da Saúde e ainda conta com a oferta nacional da Teledermatologia. Como forma de compartilhar com os nossos parceiros e com os usuários da plataforma a atual situação que estamos enfrentando e trabalhando para solucionar, desde abril do ano passado, viemos explicar como fica a oferta dos serviços neste início de ano.

Tele-educação:

Todas as atividades (minicursos, webpalestras, fóruns de discussão e webseminários) estão suspensas. Desta forma, não há previsão de lançamento de novas turmas para os minicursos nem de cronograma de webpalestras.

Telediagnóstico:

A Teledermatologia e o Tele-ECG estão atendendo às demandas normalmente.

Teleconsultoria:

Devido à diminuição do quadro de profissionais teleconsultores por falta de recursos, a Teleconsultoria está operando com as seguintes alterações:

1. Teleconsultorias de demanda espontânea:

Suspensão total para solicitações de dúvidas clínicas gerais e de processo de trabalho.

2. Teleconsultorias para fluxos compulsórios da parceria com a CERA-SES/SC:

a) Suspensão total*: estão desabilitadas as teleconsultorias das especialidades gastroenterologia, neurologia e nefrologia.

b) Suspensão parcial*: passam a ser em caráter apenas consultivo as teleconsultorias da especialidade de reumatologia.

*ATENÇÃO: se o interesse do profissional solicitante for discutir um caso relacionado a um paciente, previamente ao encaminhamento para o especialista, deve ser feita a descrição COMPLETA do caso e encaminhado diretamente via SISREG, sem a necessidade de teleconsultoria.

Em caso de dúvida quanto aos fluxos compulsórios da parceria com a CERA-SES/SC, os usuários do STT ou gestores podem fazer contato com a Assessoria Técnica da Gerência de Regulação Ambulatorial pelo e-mail: assessoriatecnicagecor@saude.sc.gov.br.

Para profissionais de saúde que necessitem de apoio com dúvidas sobre diagnóstico e tratamento, o Telessaúde RS disponibiliza uma linha telefônica para contato gratuito onde atende, em tempo real, essas demandas. Basta ligar para 0800 644 6543.