[INSCRIÇÕES ENCERRADAS]
Estão abertas as inscrições para o curso à distância “Implementação da Linha de Cuidado para Atenção à Saúde Mental“. Estão sendo ofertadas 100 vagas para profissionais de saúde vinculados à Atenção Primária à Saúde (APS) que tenham cadastro ativo no Telessaúde UFSC. As inscrições se encerram no dia 20/09/2021 ou quando as vagas ofertadas esgotarem. Confira abaixo todos os detalhes do curso e aproveite esta oportunidade!
Sobre o curso
A Atenção Primária à Saúde (APS) tem importante papel na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) por ser a principal porta de entrada, coordenadora do cuidado e ordenadora das ações e serviços disponibilizados na rede de atenção à saúde. As pessoas acometidas por transtorno mental, decorrentes ou não do uso de substâncias psicoativas, desde alterações leves até as mais graves, devem ter o seu cuidado na APS da mesma forma como as que sofrem das demais condições crônicas de saúde. Como o estigma e o próprio prejuízo decorrente da doença afetam negativamente a capacidade de cuidado geral de saúde do portador de transtorno mental, a APS deve transpor esses desafios para ofertar assistência integral. O objetivo da Linha de Cuidado é fornecer subsídios para que a APS possa realizar ações em saúde mental para a população sob sua responsabilidade, visando ações de prevenção de agravos, de tratamento e de promoção de saúde mental. Destacamos ainda a importância de fornecer subsídios para a identificação precoce do transtorno mental com a finalidade de instituir o tratamento oportuno, evitando a cronificação e a recorrência, além da redução do impacto da doença e o tempo perdido com sintomas sobre o indivíduo, seus familiares e a sociedade.
Objetivos do curso
Apresentar a Atenção à Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde (APS); apresentar a prevalência e o impacto dos transtornos mentais no mundo e as limitações na detecção e tratamento dos transtornos mentais; expor a situação dos suicídios em Santa Catarina; apresentar a estrutura da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS); mostrar à APS suas competências dentro da RAPS; apresentar modelos de estratificação de risco e exemplos com o MI-mhGAP na APS; apresentar à APS as particularidade do atendimento à população vulnerável, com ênfase na população indígiena; e apresentar práticas intersetoriais.
O curso é gratuito e totalmente à distância, ou seja, você poderá administrar o seu tempo de estudos conforme a sua disponibilidade.
Público-alvo: profissionais de saúde que atuam na Atenção Primária à Saúde no SUS.
Vagas ofertadas: 100 vagas.
Carga horária: 30 horas.
Início do curso: 20 de setembro de 2021.
Encerramento do curso: 3 de novembro de 2021 (45 dias).
A inscrição é rápida e fácil
Para efetivar a sua inscrição no minicurso desejado, você deverá entrar no Moodle Telessaúde SC e realizar a sua autoinscrição. As inscrições já estão abertas!
Já o prazo final de inscrição termina no dia 20/11/2019 ou quando todas as vagas disponíveis forem preenchidas. O prazo limite para conclusão das atividades dos minicursos é 03/11/2021 e os certificados ficarão disponíveis em até 30 dias após essa data. Em caso de dúvidas, consulte o manual do aluno disponível dentro do Moodle.
O minicurso é GRATUITO, on-line e voltado aos profissionais de saúde de nível médio e superior que atuam na APS. Para se inscrever e participar é necessário ser cadastrado no Telessaúde SC. Caso ainda não seja cadastrado, envie seus dados aqui.
Atenção! A etapa de cadastro ocorre em dois momentos. Primeiro, quando o profissional preenche e envia as suas informações para o cadastro no portal do Telessaúde SC. Na sequência, a nossa equipe recebe os dados e valida o cadastro, encaminhando para o e-mail informado pelo profissional o login e a senha que darão acesso a todos os serviços disponíveis no ambiente restrito do portal. Com login e senha em mãos, você poderá fazer a inscrição no minicurso desejado na plataforma Moodle Telessaúde SC.
Profissionais já cadastrados no Telessaúde UFSC podem realizar a autoinscrição direto no Moodle Telessaúde SC. Você pode conferir o passo a passo deste processo aqui.
O número de vagas do curso é limitado, por isso, programe-se e garanta a sua! Acompanhe os nossos canais de comunicação (Facebook e Instagram) para saber mais novidades sobre os minicursos do Telessaúde UFSC.
Minicursos a distância e gratuitos
Os minicursos do Telessaúde SC são atividades on-line de curta duração sobre temas relevantes na área da saúde. O profissional que conclui o curso recebe certificação pela Universidade Federal de Santa Catarina. No acumulado até dezembro de 2018 foram aproximadamente 15 mil alunos certificados nos minicursos do Telessaúde UFSC!
O material didático é elaborado por especialistas no tema, com abordagem voltada para o cotidiano dos serviços de saúde. Os conteúdos são selecionados a partir das necessidades presentes na sua rotina de trabalho. E a metodologia é baseada nos princípios da Educação Permanente em Saúde.
Além disso, os minicursos são formados por diferentes objetos de aprendizagem (vídeos, apostilas, apresentações), organizados em unidades ou módulos. Além de possuirmos um ambiente virtual próprio, o Moodle Telessaúde SC, de fácil acesso e com suporte para uso. E o melhor: você contará com acompanhamento de tutores!
Você também terá liberdade para organizar e planejar da melhor forma seus estudos. A carga horária de 15 a 50 horas foi pensada para possibilitar conclusão dos cursos em quatro ou cinco semanas. A qualquer momento, você pode realizar suas atividades online, como ler textos e artigos, assistir aos vídeos, responder aos itens de reforço e de avaliação.
E o outro grande diferencial dos nossos cursos é que o aprendizado não termina com o fim do curso! Em caso de dúvida durante ou após o término dos minicursos, os profissionais são orientados a acessar outros serviços do Telessaúde UFSC para solucionar as questões.
Nossos minicursos são uma possibilidade de qualificação quando e onde você desejar!
Para mais informações ou outras dúvidas, entre em contato através do telefone (48) 3721-4448 ou do e-mail nucleotelessaudesc@gmail.com. Confira também a nossa página de perguntas frequentes.