A empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) firmaram parceria para a adoção do Sistema Integrado de Telemedicina e Telessaúde (STT) como tecnologia de referência para as áreas de PACS, RIS, Telemedicina, Telessaúde e Teleconsulta em toda a rede de hospitais universitários federais do país. O STT/UFSC é uma tecnologia pública desenvolvida pelo Laboratório de Telemedicina do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Convergência Digital (INCoD/UFSC). O contrato foi assinado em 22/12/2021 e publicado no Diário Oficial da União em 30/12/2021 (Termo de Contrato de Propriedade Intelectual nº 231/2021. Processo: 23080. 049173/2021-11).

O STT dará suporte às necessidades de telemedicina e de teleconsulta dos hospitais universitários, e também suprirá a tecnologia de referência para consulta, armazenamento e intercâmbio de imagens médicas destes hospitais, evitando que hospitais universitários e de ensino tenham que investir em soluções comerciais caras para PACS e RIS. O STT é uma plataforma integrada para telemedicina e telessaúde, que vai além de ser uma simples plataforma tecnológica, pois oferece também modelos de processo de trabalho para atenção à saúde e protocolos de triagem, atendimento e acompanhamento de pacientes no contexto de uma rede de telemedicina. Esta plataforma vem sendo desenvolvida continuamente pela UFSC desde 1999.

Com esta nova parceria, a EBSERH passará a integrar o consórcio de parceiros de pesquisa e desenvolvimento do STT, contribuindo ativamente para a ampliação e disseminação da telemedicina, além do refinamento e adaptação da tecnologia às necessidades dos hospitais universitários e de ensino públicos brasileiros. Ao todo, as 26 tecnologias que compõem o STT estarão disponíveis para os 59 hospitais universitários do país.

A cobertura do STT, hoje, é de 100% no estado de Santa Catarina, integrando mais de 600 instituições de saúde catarinenses dos níveis primário, secundário e terciário. A plataforma também atende outros cinco estados brasileiros por meio do Programa Nacional de Telessaúde do Ministério da Saúde com o Programa Nacional de Telediagnóstico em Dermatologia: Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins e Bahia. No convênio recentemente firmado com a La Roche-Posay (Grupo L’Oréal) e a Sociedade Brasileira de Dermatologia, estamos também ampliando a rede de Teledermatologia do STT-UFSC para 19 centros de referência dermatológicos em todo o país e mais uma ampla gama de unidades básicas de saúde que serão atendidas por estes centros.

Uma parceria que vai muito além

Ensino de Telemedicina na prática em uma plataforma padronizada: A parceria trará benefícios mútuos, pois as universidades passarão a ter acesso a uma plataforma pública de referência para ensino, na prática e de forma padronizada da telemedicina em seus cursos da área da saúde. Isto ampliará imensamente as possibilidades de capacitação dos futuros profissionais de saúde brasileiros em Telemedicina e Telessaúde, um tópico tão importante em um país de dimensões continentais como o nosso.
Prontuário eletrônico hospitalar integrado à Telemedicina: Ao mesmo tempo, ações estratégicas de desenvolvimento tecnológico planejadas pela UFSC em parceria com a EBSERH prevêem a integração completa entre o STT e o AGHU, o sistema de prontuário eletrônico hospitalar e gestão de hospitais adotado pelos hospitais universitários do país e também pelas Forças Armadas Brasileiras. Assim, o STT passará a ser o primeiro sistema de telemedicina do país com integração a um sistema de gestão de hospitais e a um prontuário eletrônico hospitalar, enquanto o AGHU passará a ser o primeiro sistema de prontuário eletrônico hospitalar com amplas capacidades de telemedicina e de PACS, o que vai trazer benefícios para pacientes, profissionais de saúde e hospitais de ensino.

17d3e985-4b81-4b84-bcba-e7be20cfb24c

Fonte: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/sobre-os-hospitais-universitarios-federais