Pacientes com COVID-19 e tempo prolongado de internação hospitalar podem apresentar várias limitações funcionais. Os sintomas pós-covid incluem distúrbios neurais e musculoesqueléticos, como neuropatia e fraqueza muscular; dispneia; hipoxemia grave; ansiedade e/ou depressão; perda de peso significativa; e sequelas cardiovasculares, porém essas sequelas não são exclusivas dos pacientes com internação prolongada. A Atenção Primária à Saúde e a Nutrição, por atuar na promoção, prevenção e agravo da saúde, tem um papel importante no enfrentamento da pandemia, pois uma alimentação baseada no consumo de alimentos in natura, minimamente processados, evitando os ultras processados, auxiliam na recuperação e melhora na qualidade de vida.

Sobre a palestrante: Possui graduação em Nutrição pela Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC (2011). Possui pós-graduação em Nutrição Terapia Intensiva e Paciente Crítico pelo Hospital Moinho de Ventos (2016) e em Nutrição Clínica – Metabolismo, Prática e Terapia Nutricional pela Universidade Gama Filho- UGF (2013). Atualmente Nutricionista na Prefeitura Municipal de Criciúma, atuando na atenção primária a saúde e no Residencial Geriátrico Nova Belluno.