Resumo: O câncer de colo de útero é um problema de saúde pública mundial e nacional, envolto por um marcante contexto de desigualdade. Apesar disto, é considerado um agravo prevenível a partir de ações preventivas e de rastreio, com destaque para a atuação da Atenção Primária à Saúde (APS) no seu enfrentamento. Ao longo das últimas décadas, o Brasil avançou na atenção ao câncer de colo de útero, mas apresenta ainda como desafios o diagnóstico e tratamento tardios e a baixa cobertura vacinal contra o HPV. Objetivo: Discutir a atenção ao câncer de colo do útero no âmbito da APS.

Sobre a palestrante: Fisioterapeuta pela Universidade Federal da Paraíba (2012), com residência em Saúde Coletiva (2017) e mestrado em Saúde Pública (2015) pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (FIOCRUZ/PE) e especialização em Gestão de Redes de Atenção à Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (FIOCRUZ/RJ) (2017). Atualmente doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Catarina, na linha de avaliação em saúde, e fisioterapeuta no Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-UNIVASF). Tema de pesquisa: Atenção ao colo de câncer de útero na APS.